Serraria Faxinal Ltda. e Indústrias Reunidas de Madeiras Nascimento Ltda. - 1957

1957

Com texto de Marco Antonio Deprá.



O primeiro ciclo econômico de Maringá foi o da madeira, que teve início na década de 1940 e foi fruto da ação colonizadora que desmatou a floresta nativa no Noroeste do Paraná para o plantio dos cafezais e a implantação de cidades. 

A importância do setor madeireiro pode ser medida pela eleição do primeiro prefeito municipal, ocorrida em Maringá no dia 09/11/1952 e vencida por Inocente Villanova Júnior, proprietário da Serraria Villanova.

A ferrovia, inaugurada oficialmente em Maringá em 31/01/1954, foi decisiva para que empresas do ramo madeireiro se instalassem na cidade, pois facilitava a exportação da produção para São Paulo, Curitiba e Paranaguá.

As empresas instaladas em Maringá atuavam em um vasto território. A partir de Maringá adquiriam toras de madeiras de lei em direção oeste até as barrancas dos rios Ivaí e Paraná, na região de Paranavaí. Neste primeiro momento, as principais espécies eram de peroba, cedro, imbuía, ipê, angelim e marfim, dentre outras. 

Depois, alcançavam a área mais ao sul, além do Rio Ivaí até o Rio Piquiri, atuando nas regiões de Cianorte, Umuarama e Campo Mourão, onde atingiram vastas áreas de pinheirais (Araucária).  

Imagem 1 – Google Earth – Maringá, como ponta de linha da ferrovia (traçado em branco), foi “boca de sertão” desde 1954 até meados de 1975, período em que as serrarias, laminadoras e madeireiras atuaram em uma vasta região (em verde) que ia até o Rio Piquiri, ao sul, Rio Paraná, a oeste, e Rio Paranapanema, ao norte.


A produção historiográfica maringaense já registrou diversas dessas serrarias, laminadoras e madeireiras, mas ainda surpreendem notícias de outras empresas não catalogadas até o momento.

Este é o caso da Serraria Faxinal Ltda., que se instalou a partir de meados do ano de 1951 na confluência da via férrea com a avenida Monlevade, atual avenida Reitor Rodolfo Purpur.

Com sede em Apucarana, a Serraria Faxinal Ltda. foi constituída em 10/05/1946, tendo como sócios Manoel Gomes do Nascimento e Jorge Amin Maia.

O sócio Jorge Amin Maia seria eleito prefeito municipal de Apucarana em 03/10/1955 e deputado estadual nas eleições de 03/10/1958, comprovando mais uma vez a força do setor madeireiro no Norte do Paraná naquela época.

A filial maringaense da Serraria Faxinal Ltda. foi instalada no Lote nº 1, da Quadra I-3, da Zona Industrial (Zona 10). Com área de 25 milm², o terreno foi adquirido da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná em 10/07/1951.

Imagem 2 – Google Earth – Em amarelo, localização do terreno onde funcionava a Serraria Faxinal Ltda., situado na Zona Industrial de Maringá (Zona 10).

Seis anos depois, no dia 23/10/1957, o terreno e suas instalações foram transferidos para a empresa Indústrias Reunidas de Madeiras Nascimento Ltda., com sede em Maringá. A transferência foi registrada no cartório de Apucarana no dia 28/10/1957. 

Em 12/01/1965, o terreno foi transferido para o português Manoel Gomes do Nascimento residente em Apucarana, que era um dos sócios proprietário da Indústrias Reunidas de Madeiras Nascimento Ltda..

Um ano depois, em 18/01/1965, a propriedade foi vendida para a Sociedade Algodoeira do Nordeste Brasileiro – SANBRA, que já ocupava uma vasta área na Zona 10, onde operava oficialmente desde 01/03/1962. O registro foi efetuado em cartório no dia 01/02/1965.

Desde a década de 1940, a Zona Industrial (Zona 10) abrigou diversas indústrias do ramo madeireiro, uma vez que a área era servida por diversos ramais ferroviários, o que facilitava o embarque da produção para outros centros urbanos.

Imagem 3 – Google Earth – Serrarias que operaram na Zona Industrial de Maringá (em branco) a partir de 1940:
1 -Serraria Brenner e Laminadora Noroeste;
2 -Serraria Trombini;
3 -Serraria Santa Zita, da empresa Waldemiro Werneck S/A - Indústria e Comércio de Madeiras;
4 -Serraria Faxinal;
5 -Serraria F. Slaviero & Filhos S/A Indústria e Comércio de Madeiras;
6 -Serraria São Sebastião, de Vanor Henriques;
7 -Serraria Villanova, de Inocente Villanova Júnior.

Imagem 4 – Vista aérea parcial de Maringá, possivelmente do início da década de 1960 – Em vermelho o contorno do terreno da Serraria Faxinal Ltda. À direita vê-se o prédio do escritório da empresa e as casas de madeira dos administradores. À esquerda, vê-se a colônia de casas dos funcionários. Fonte: Museu da Bacia do Paraná


Imagem 5 – Vista aérea da área industrial da Serraria Faxinal Ltda. em pleno funcionamento, com toras espalhadas pelo pátio, provavelmente em 1962. Fonte: Museu da Bacia do Paraná

Imagem 6 – Vista aérea parcial de Maringá, em 1967 – Em vermelho o contorno do terreno da Serraria Faxinal Ltda. Nesta época, o terreno com as instalações já havia sido vendido para a SANBRA e a serraria provavelmente já estava inoperante. Parte das construções já havia sido demolida. Fonte: Museu da Bacia do Paraná

Imagem 7 – Prédio do escritório da empresa Serraria Faxinal Ltda., em 28/03/2012. Atualmente o prédio ainda existe, porém está totalmente abandonado. Fotografia do acervo de Marco Antonio Deprá.


Imagem 8 – O mesmo prédio onde funcionou o escritório da empresa Serraria Faxinal Ltda., em 11/09/2023. Acervo de Marco Antônio Deprá.

Desde o encerramento das atividades da SANBRA em Maringá, ocorrido em 1993, o terreno da antiga Serraria Faxinal Ltda. encontra-se abandonado. A maioria das instalações construídas no terreno foi demolida, restando apenas a caixa d´água, o prédio do escritório e uma das residências dos administradores. Há também ruínas das edificações industriais.

Imagem 9 – Fachada do prédio industrial da Serraria Faxinal Ltda. e a caixa d´água. Atualmente esta fachada não existe mais. Fotografia do acervo de Marco Antonio Deprá em 09/04/2009. 

Imagem 10 – Casa de madeira que possivelmente abrigou um dos administradores da Serraria Faxinal Ltda. Fotografia do acervo de Marco Antonio Deprá tirada em 11/09/2023.

Imagem 11 – Caixa d´água e ruínas das construções industriais da Serraria Faxinal Ltda.. Acervo de Marco Antônio Deprá em 11/09/2023.

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Site do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná / Arquivos da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná em Cianorte / Site da Hemeroteca da Biblioteca Nacional  / Acervo de imagens do Museu da Bacia do Paraná / Acervo de imagens de Marco Antonio Deprá

















Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.