Dr. Gerardo Braga em seu consultório - Década de 1940

1940


Imagem do médico José Gerardo Braga em seu consultório, possivelmente, no final da década de 1940. 

Na cidade mineira de Visconde do Rio Branco, em 7 de janeiro de 1911, nasceu José Gerardo Braga, que desde criança queria encontrar uma forma de ajudar ao próximo. Com esse objetivo, em dezembro de 1933, formou-se em medicina pela Faculdade Nacional do Rio de Janeiro.

A convite dos amigos, Dr. Vicente Andrade e Dr. Altino Peluzo, veio para o Norte do Paraná. Na oportunidade, os médicos desejavam instalar um hospital em Rolândia. No ano de 1946, seguindo em direção essa cidade, Gerardo Braga conheceu a jovem Maringá, na época ainda distrito de Apucarana. No vilarejo, viu as mortes que eram ocasionadas por surtos de diversas doenças. Então, mudou os planos e optou em tentar a sorte na cidade que estava por se formar.

Gerardo Braga iniciou os trabalhos médicos no próprio estabelecimento em que morava, o Hotel Campestre. Naquele local, começou a combater a Meningite e a Disenteria Bacilar. Depois, adquiriu alguns lotes da então Companhia de Terras Norte do Paraná, na avenida Abolição, atual Cidade de Leiria. Os terrenos foram destinados para a concretização do sonho de um dos primeiros médicos da cidade: a construção da Casa de Saúde e Maternidade Maringá.

Nesse meio tempo, Gerardo Braga regressou a Visconde do Rio Branco, onde casou-se com sua aluna, Luzia de Mattos, em 18 de setembro de 1947.

A Casa de Saúde e Maternidade Maringá foi erigida toda em madeira e inaugurada em 12 de abril de 1948. Nesse estabelecimento, ao lado da esposa, Gerardo Braga buscou o atendimento digno e sem distinção de classes.

Já tendo se tornado uma referência na Maringá da década de 1950, ocupou as presidências da Sociedade Médica entre 1952 e 1953 e do Rotary Clube de 1953 a 1954. Ainda, foi candidato a prefeito em 1956, quando foi derrotado pelo empresário Américo Dias Ferraz.

No dia 14 de janeiro de 1976, em meio ao estresse diário, o segundo infarto o levou a morte. Naquele dia, Gerardo Braga relatou à sua esposa ,após regressar de seu consultório: “Não pude atender todas as pessoas que estavam na fila. Fiquei triste com isto. Os que ficaram na fila, voltarão amanhã. Ainda estou muito bem.”

Fontes: Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Acervo Maringá Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.