1998
Em setembro de 1998, a então Associação Comercial e Industrial de Maringá (Acim) lançou a campanha "Vote para Deputado". O objetivo foi convencer o eleitor maringaense de que ter representantes na Assembleia Legislativa do Paraná e na Câmara dos Deputados era um ótimo negócio para o Município.
Foi criado o slogan “Deputado traz recursos e benefícios para a cidade”, divulgado em outdoors, jornais, televisões, cartazes, camisetas, bótons, adesivos e selos. A campanha mostrava que os parlamentares desempenhavam um papel fundamental, já que eram eles quem votavam o orçamento e projetos capazes de beneficiar o cidadão. E que, além disso, os políticos são peças importantes no momento de reivindicar benefícios ou recursos para a cidade.
O motivo para realizar a campanha foi a baixa votação para deputado registrada na eleição anterior, em 1994. O levantamento feito pela Justiça Eleitoral mostrou que, em Maringá, dos quase 157 mil eleitores aptos a votar à época, apenas 55% votaram para estadual e 49,95% para federal.
A campanha educativa foi elaborada com o cuidado de não estabelecer nenhum vínculo com partidos e políticos. Por isso, os organizadores pediram a colaboração dos próprios candidatos a deputado que se comprometeram a não vincular a iniciativa comunitária às suas respectivas campanhas.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, a campanha teve papel fundamental nos resultados das urnas em Maringá. O número de eleitores que votou para deputado estadual cresceu 20,41% e, para deputado federal, 32,12%. O universo de votos brancos e nulos no Município caiu 62,94%.
Naquelas eleições, foram eleitos para deputado estadual Divanir Braz Palma, Ricardo Maia e Serafina Carrilho. Para federal, os eleitos foram Ricardo Barros, Odílio Balbinotti e José Borba.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.