Pombal: a quinta cidade coirmã de Maringá

2001

O totem instalado na praça Renato Celidônio, ao lado da prefeitura, destaca as cidades coirmãs de Maringá: Kakokawa (Japão), Leiria (Portugal), San Martin (Argentina) e Citta´de Caserta (Itália). Porém, há um esquecimento no monumento. Oficialmente, Maringá tem cinco cidades-irmãs. A quinta é Pombal, cidade paraibana citada na letra de “Maringá” de Joubert de Carvalho. 

A irmandade foi estabelecida pela Lei nº 5.525/2001 de autoria dos vereadores Paulo Mantovani e Manoel Alvares Sobrinho, assinada em novembro de 2001 pelo então prefeito José Claudio Pereira Neto e Reginaldo Benedito Dias, chefe de gabinete. “É muito importante resgatar essa história sobre a irmandade”, disse Sobrinho para o Maringá Histórica.   Os vereadores atenderam a um pedido da Associação dos Pioneiros, então presidida por Antenor Sanches. 

Eis a lei:

“Art. 1 - Maringá fica declarada Cidade-Irmã do Município de Pombal, no Estado da Paraíba.

Art. 2. Para o processamento do intercâmbio entre as duas comunidades irmãs, fica o Poder Executivo autorizado a celebrar convênios e realizar os demais procedimentos que visem à dinamização e permanência da irmandade.

Art. 3. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação

Art. 4° As disposições em contrário ficam revogadas.”

Enquanto isso, a cidade de Pombal não se cansa em homenagear a coirmã paranaense.  “Pombal - a cidade de Maringá” já é um titulo frequentemente utilizado em vídeos e campanhas institucionais. Naquela cidade tem um supermercado, rua e até uma rádio, a Maringá 98 FM. 

Pombal tem uma população estimada em 32 mil habitantes. Foi fundada no fim do século XVII.  O nome é uma homenagem ao primeiro Ministro do rei de Portugal D. José I, o Marquês de Pombal. Hoje é a quarta cidade mais antiga da Paraíba. 

A intenção do título de cidades irmãs é facilitar trocas econômicas, sociais e culturais. A primeira cidade que estabeleceu irmandade com Maringá foi Kakogawa, em 1972. 

Fonte: Acervo do jornalista Marcelo Bulgarelli / Acervo Maringá Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.