Renato Celidônio - 1958

1958


Se você é maringaense ou vive na cidade, é grande a chance de você ter participado de um evento no Centro de Convivência Deputado Renato Celidônio. O logradouro é privilegiado de localização, sendo a praça que une o Paço Municipal, o Grande Hotel Bandeirantes, o Fórum Municipal e a agência dos Correios. Fica em frente à Praça da Catedral. Mas quem foi o personagem que nomeia um terreno tão nobre?

Renato Celidônio nasceu em Agudos, São Paulo, em 1928. Formou-se agrônomo pela Escola Superior de Agricultura, e transferiu-se para Maringá, onde atuou na produção de café e na política cafeeira, ocupando cargos públicos como o de  diretor da Associação Paranaense de Cafeicultores, quando representou os produtores no IBC - Instituto Brasileiro do Café. 

Em 1958, durante uma crise na cafeicultura, Renato Celidônio concedeu entrevista ao jornalista Ivens Lagoano Pacheco, e acusou o Governo Federal de mau gerir a política cafeeira, responsabilizando-o pela dificuldade. A matéria foi publicada na revista A Estampa do Norte do Paraná, na edição de outubro daquele ano. O veículo também cobriu a marcha que os cafeicultores realizaram em protesto ao Governo de Juscelino Kubitschek, com grande evento na cidade de Londrina. 


No pleito de outubro de 1962, elegeu-se deputado federal; em 1963, tornou-se conselheiro da Associação Brasileira de Municípios (ABM). Durante aquela legislatura, integrou a delegação brasileira que compareceu às reuniões do conselho da Organização Internacional do Café (OIC), realizadas em Londres. Ainda Renato Celidônio foi vice-presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural da Câmara dos Deputados e representou essa casa legislativa no Congresso Interamericano de Municípios, realizado em 1964 na cidade de Louisville, nos Estados Unidos.

Faleceu na cidade de São Paulo em 5 de abril de 1986. Era casado com Marina Camargo Celidônio, com quem teve dois filhos. 


Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Revista  Estampa do Norte do Paraná - Outubro de 1958


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.