Alunos de Maringá na seleção brasileira de handebol - 1993

1993

No dia 19 de novembro de 1993, o jornal O Diário do Norte do Paraná publicou uma foto com três alunos-atletas do Colégio Marista de Maringá. Eduardo Salles Ottoboni, Cristiano Valério Bortolletto e Leonardo Luiz Tezelli Bortolini, todos destaques no esporte, foram convocados para representar o Brasil no Cone Sul, no Uruguai. 

Dois dos rapazes, Eduardo Salles Ottoboni e Cristiano Valério Bortolletto, cursaram a faculdade de medicina e seguiram carreira na área médica. Dr. Eduardo formou-se pela Federal de Curitiba e hoje é cirurgião plástico na região da capital paranaense. Já o Dr. Cristiano, natural de Cascavel, estudou na Unoeste de Presidente Prudente e hoje atua como ortopedista no município de Marechal Cândido Rondon. 

O único a seguir carreira no esporte foi Leo Bortolini, como ficou conhecido na área. Nascido em Campo Mourão em 10 de abril de 1977, mudou-se para Maringá na infância, onde estudou no Colégio Marista e começou a jogar basquetebol e tênis. Após abandonar o basquete, em 1989, ingressou no handebol e, depois de três anos conciliando tênis e handebol, optou pela modalidade coletiva.

As conquistas esportivas de Leo incluem participação nos Jogos Pan-Americanos de 1999 em Winnipeg, onde recebeu a medalha de prata. Em 2000, mudou-se para o Rio de Janeiro e defendeu o Vasco da Gama por dois anos. Em seguida, transferiu-se para o Esporte Clube Pinheiros, onde jogou por três anos, antes de se mudar para Londrina. Participou dos Jogos Pan-Americanos de 2007 no Rio de Janeiro e foi medalhista de ouro. Em 2008 integrou a seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de Pequim ficando na 11ª colocação. Atuou pela seleção brasileira entre 1995 e 2012. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / O Diário do Norte do Paraná (19/11/1993). 


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.