O dia em que o Grêmio jogou no Maracanã - 1969

1969


Poucos sabem, mas o Grêmio Esportivo Maringá (GEM), bicampeão paranaense (1963/1964), jogou no Maracanã para um público de 122 mil pessoas. Foi no dia 24 de agosto de 1969, na preliminar do jogo do Brasil contra a Venezuela, válido pelas eliminatórias da Copa de 1970, no México. 

A preliminar não foi registrada na memória maringaense. Talvez porque, naquele dia histórico, o Grêmio perdeu por 1 a 0 para o Nacional de Manaus. O gol foi de Pepeta aos 10 minutos do segundo tempo. Com a vitória, o time manauara conquistou a taça do Torneio Centro/Sul x Norte/Nordeste, disputado em partida única.


Se Maringá decidiu esquecer aquele jogo, o mesmo não aconteceu em Manaus, onde a data foi amplamente comemorada. O governo daquele Estado decretou dois dias de ponto facultativo, enquanto que o artilheiro Pepeta pôde almoçar sem pagar durante uma semana em um restaurante da cidade.

O torcedor do Nacional de Manaus comemorou como se fosse um título nacional. A rua Saldanha Marinho, próxima à sede do time, se transformou em uma passarela de carnaval, com pessoas gritando e pulando durante toda a noite. A maioria nem assistiu à vitória da seleção canarinho, que na oportunidade levou por 6 a 0.

Naquela partida, o GEM atuou com Adilson, Cisca, Zé Carlos, Ditão, Japonês, Gauchinho, Aguinaldo, Varlei (Peter), Ademir (Zé Leite), Edgar (Djalma) e Valtinho. O Nacional foi a campo com Marialvo, Pedro Hamilton, Sula, Valdomiro, Téo, Mário, Rolinha, Zezé, Rangel, Pretinho (Marcelo) e Pepeta.

Fontes: Museu Esportivo de Maringá / Acervo Digital Súmulas-Tchê / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.