Superior Geral dos Jesuítas visita Maringá - Década de 1970

1970

A presença jesuíta no Brasil é quase tão antiga quanto o próprio Brasil, afinal, foram eles a primeira ordem católica a aportar na Terra de Santa Cruz, primeiro nome do país. No microcosmos brasileiro que é Maringá, os jesuítas foram pioneiros, formando uma das principais paróquias do município. 

Na década de 1970, Maringá teve o privilégio de receber a ilustre visita do vigário que ocupava o cargo máximo de chefia da ordem jesuíta, o espanhol Pedro Arrupe, Superior Geral da Companhia de Jesus. 

Padre Pedro nasceu em Bilbau, Espanha, em 1907, na mesma terra basca onde nascera Íñigo López de Loyola, fundador da Companhia de Jesus. Filho do arquiteto e jornalista Marcelino Arrupe, fundador da Gaceta del Nord, um dos primeiros diários católicos da Espanha, Pedro cursou medicina e ofereceu-se aos serviços missionários no Japão, onde ajudou a difundir a ordem da Companhia de Jesus. 

No dia 22 de maio de 1965, durante a realização do Concílio Vaticano II, Pedro Arrupe foi eleito como Superior Geral da Companhia de Jesus. É possível que Dom Jaime Luiz Coelho e Pedro Arrupe tenham se conhecido no concílio do Vaticano ou trocado informações a respeito da colônia japonesa vivendo em Maringá. 

Na imagem aparecem, da direita para a esquerda, Padre Pedro Arrupe, Dom Jaime Luiz Coelho e Padre Osvaldo Rambo, pároco da Igreja Matriz São José Operário. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Crescendo Juntos - 1989


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.