Dom Jaime em celebração na Capela Santa Cruz - 1958

1958

A Capela Santa Cruz, primeiro templo católico em espaço urbano da cidade de Maringá, foi palco de diversos acontecimentos durante a década de 1950. Administrado pela ordem das irmãs carmelitas, a igreja sempre contou com a presença do Bispo Dom Jaime Luiz Coelho, que esteve presente no espaço para cerimônias religiosas e sociais. 

A imagem, do ano de 1958, mostra o clérigo de frente para o altar, trajando a batina bispal, em celebração à missa. O público, como pode ser visto, está dividido por gênero. Ao lado direito, meninos usando camisa branca e suspensórios, e do lado esquerdo do observador, meninas trajando saias de pregas. Trata-se dos alunos do Colégio Santa Cruz. Atrás do Bispo, na primeira fila e ao redor do altar, pode-se ver crianças menores fantasiadas de anjo. 

A solenidade pode estar relacionada ao lançamento da pedra fundamental da construção do novo ginásio de alvenaria, que substituiria as instalações em madeira, existentes desde 1953.


Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá.


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.