O surgimento do lago do Parque do Ingá - 1971

1971


Inaugurado em outubro de 1971, o Parque do Ingá se transformou em um dos grandes pontos turísticos de Maringá. 

Sua concepção se deu durante a gestão do prefeito Adriano José Valente, que defendia que as pessoas precisavam de um espaço público para desfrutar de seu momento de lazer em meio à natureza. Chamava o local que criou de "clube do povo". 

Mas houve aqueles que desacreditaram em uma das arrojadas ações que incluíam aquele projeto: a formação de um lago artificial gigantesco no meio do parque. Muitos achavam que o prazo estipulado não seria cumprido para o represamento da água. 

Assim, o então prefeito Adriano Valente fez um simples exercício: estabeleceu que sua equipe calculasse quanto tempo a nascente nas imediações levaria para encher uma lata de 18 litros. Com aquela informação, estabeleceu-se a referência para todo o preenchimento do lago e uma data foi cravada. Por sorte da gestão público e precisão dos cálculos, o prazo foi cumprido com sucesso. 

A imagem mostra o prefeito juntamente do jornalista Antônio Augusto de Assis, acompanhando a estrutura que cumpriu a difícil tarefa de criar o lago artificial do Parque do Ingá. Possivelmente, a foto seja de 1971. 

Fonte: Acervo Antônio Augusto de Assis / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.