Sede da Cocamar - 1985

1985

A maior organização econômica de Maringá fica a cargo da Cooperativa de Cafeicultores de Maringá, a Cocamar. Fundada em 27 de março 1963, nasceu com o objetivo de potencializar a produção agrícola de Maringá e Região. Inicialmente, tinha 46 associados, produtores da região. 

O governo brasileiro estimulava, com verbas do Banco do Brasil, a criação de cooperativas para produtores de café, para protegê-los da especulação nociva dos intermediários. Em Maringá coube ao gerente da agência local, Milton Mendes, a tarefa de arregimentar cafeicultores para discutir a ideia de fundação de uma cooperativa. 

A sua sede administrativa funcionou na avenida Prudente de Morais, com uma máquina de beneficiamento de café, para atendimento dos cooperados. Um novo prédio, na mesma avenida, foi construído para abrigar sua estrutura em 1982. A imagem é da sede em 1985. 

O café já começava a declinar como potência econômica quando houve a fundação da Cocamar. Em visita a cooperativa, o Ministro da Fazenda Antonio Delfim Neto, em 1971, alertou sobre a oportunidade da cultura mecanizada de grãos. Com essa expertise, trazida pelo ministro, a Cocamar construiu um graneleiro em formato de V para apoiar novas produções, especialmente a soja. E, assim, aos poucos a cooperativa foi diversificação o seu foco. 

 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá.


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.