1ª dama do Município, Cida Borghetti - 1992

1992

Registro veiculado em uma coluna social de O Diário do Norte do Paraná, em junho de 1992. No detalhe está a então 1ª dama do Município de Maringá, Cida Borghetti, que, na oportunidade, comentou estar "muito feliz com a experiência de ser mãe". Sua filha, Maria Victoria estava completando 4 meses. 

Casada com Ricardo José Magalhães Barros, Maria Aparecida Borghetti, mais conhecida como Cida Borghetti, nasceu em Caçador, Santa Catarina, em 18 de fevereiro de 1965. Seus pais, Ires Anna Borghetti e Severino Ivo Borghetti, eram dois descendentes de imigrantes italianos.

Empresária e jornalista, Cida Borghetti é formada em Administração Pública e possui especialização em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Também foi sócia-proprietária das agências VGB Comunicação e Marketing e C.B. Produções de Vídeo, onde atuou como coordenadora, diretora, redatora e apresentadora. Ainda foi a produtora do primeiro talk show do Paraná, o Curitiba VIP, e é membro da BPW Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais. 

Em 2000, Cida Borghetti ingressou na vida política ao candidatar-se à prefeitura de Maringá. Porém, não obteve sucesso. Dois anos depois, elegeu-se para o cargo de deputada estadual pelo Partido Progressista Brasileiro (PPB). Reelegeu-se em 2007 para o segundo mandato. Já em 2011, elegeu-se como deputada federal.

Nas eleições de 2014, Cida foi candidata a vice-governadora na chapa de reeleição do então governador Beto Richa, da qual obtiveram sucesso. Com a renúncia do titular, tornou-se governadora em 6 de abril de 2018. Ainda no mesmo ano, candidatou-se à reeleição ao governo do Estado, porém, foi derrotada em primeiro turno por Ratinho Júnior (PSD). 

Em maio de 2021, Cida Borghetti foi nomeada conselheira da Itaipu Binacional. Atualmente, é presidente da Associação Giuseppe Garibaldi.

Sua filha, Maria Victoria Borghetti Barros, ingressou na política e foi eleita deputada estadual em 2014. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.