Quando o Papa recebeu o Coral Arquidiocesano de Maringá - 2018

2018


A foto é histórica. O Coral Infanto-Juvenil Arquidiocesano de Maringá cantou para o Papa Francisco, em janeiro de 2018, no Vaticano. Mas até chegar lá, não foi fácil. 

Em setembro de 2009, o coral passou por uma grande decepção. Naquela oportunidade, o grupo de 40 vozes não conseguiu embarcar para a Europa devido à greve (e má vontade) dos funcionários da TAP - Transportes Aéreos Portugueses. Frustração e irritação para uma viagem programada há tanto tempo (chegaram a vender pizzas para realizar o sonho). 

A empresa chegou a sugerir que o coral embarcasse em grupos divididos em diferentes voos, algo impensável em se tratando de crianças com pouco mais de onze anos. O pessoal da TAP ironizou a aflição do grupo, dizendo que "o Papa poderia esperar". Do aeroporto de São Paulo, as crianças tiveram que retornar, frustradas, para Maringá.

O caso ganhou repercussão. A OAB foi acionada e até o vice-presidente da República, José Alencar, ficou sabendo do descaso para com os brasileiros. O caso foi para a Justiça e o Arcebispo de Maringá, Dom Anuar Battisti, emitiu a seguinte nota:

"A Arquidiocese de Maringá lamenta profundamente a impossibilidade de o Coral Infanto-Juvenil Arquidiocesano de estar nesse domingo, 27 de setembro, na apresentação previamente agendada para o Santo Padre, o Papa Bento XVI (que ocupava o cargo à época), ao meio dia, no Vaticano.

A impossibilidade da viagem foi provocada pela greve dos funcionários da companhia aérea TAP.

A Arquidiocese de Maringá respeita a legitimidade dos movimentos grevistas, como sempre o fez, no entanto lamenta que a companhia aérea não ofereceu condições para os seus clientes embarcarem aos seus destinos de forma digna.

Neste sentido, a greve feriu profundamente o direito de ir e vir e frustrou parcialmente os sonhos de dezenas de crianças e adolescentes que estavam ansiosos para se apresentar ao Santo Padre, o Papa.

O Coral Infanto-Juvenil Arquidiocesano pede desculpas ao Estado do Vaticano por não poder cumprir o compromisso agendado para esse domingo.

A Arquidiocese espera agora que, ao menos, a equipe do coral seja reparada pelas graves consequências deste ocorrido."

A TAP reconheceu o erro e ofereceu uma nova viagem ainda naquele ano. Finalmente, o coral teve a oportunidade de se apresentar para o Papa Bento XVI também durante uma Audiência Geral na Praça de São Pedro.

Mas a grande surpresa ocorreria numa outra viagem, em 24 de janeiro, 2018, quando o próprio Papa Francisco recebeu pessoalmente o Coral. “Foi uma emoção muito grande estar com o Papa Francisco”, expressou Denise Pimentel, regente do coral, que apresentou dez músicas durante a Audiência Geral.

Ao cumprimentar os peregrinos logo após sua catequese, o Papa Francisco citou a presença do grupo. “Saúdo os queridos peregrinos de língua portuguesa, em particular os grupos de fiéis vindos de Bragança Paulista e Maringá”, declarou o Santo Padre.

Dirigindo-se aos peregrinos brasileiros, Francisco manifestou os “votos de serem fortes na fé em Jesus Cristo, que nos convida a abrir os nossos corações aos irmãos e irmãs necessitados. Assim nos convertemos em verdadeiros promotores da paz. Deus vos abençoe. Obrigado pelas vossas orações”.

Fontes:  cleofas.com.br / Acervo do jornalista Marcelo Bulgarelli / Acervo Maringá Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.