Apoio à FAP - 1961

1961


Registro da empresa Fundição Mecânica Brasileira participando do movimento Frente Agrária Paranaense (FAP), que ocorreu em 1961.

Por meio dos bispos de Maringá (Dom Jaime Luiz Coelho), de Jacarezinho (Dom Geraldo de Proença Sigaud) e de Londrina (Dom Geraldo Fernandes) foi a FAP. Houve ainda o empenho das dioceses de Campo Mourão e Jacarezinho.

O seu lançamento aconteceu no dia 13 de agosto de 1961. Após uma missa campal na praça da Igreja Matriz Nossa Senhora da Glória (atual Catedral), com mais de 10 mil pessoas, ocorreu um churrasco e um desfile de carros alegóricos pela avenida Brasil: caminhões, tratores, colheitadeiras, homens e mulheres. Os veículos foram decorados por empresas locais. 

Um dos objetivos da FAP foi a formação de sindicatos sob orientação cristã, assistência educacional, médica, religiosa e moral. Além, é claro, de confrontar o 2º Congresso de Lavradores e Trabalhadores Rurais do Paraná, que contou com a presença de Francisco Julião, então presidente das Ligas Camponesas de Pernambuco e um dos principais líderes da esquerda do país.

Um dia depois, em 14 de agosto, houve um confronto entre a polícia e os prestigiadores da FAP, que eram representantes da comunidade cristã.

Fonte: Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.