Documentário sobre o primeiro padre de Maringá é lançado com a presença de mais de 500 pessoas

2023


Na noite desta quarta-feira, dia 3 de maio, o Cineflix foi tomado por centenas de pessoas que foram em busca da biografia de Emil Clemens Scherer. A pré-estreia do documentário de média-metragem sobre a sua vida foi bastante prestigiada devido as controvérsias envolvendo este icônico personagem. 

“Scherer: do nazismo à terra vermelha” foi produzido pelo Maringá Histórica em co-produção com a Cosmos Filmes. Incluindo cenas no Brasil e na Europa, o diretor e roteirista Miguel Fernando apresentou um roteiro recheado de curiosidades e adversidades enfrentadas pelo padre alemão. “Estamos nesta noite provando que muitas pessoas se interessam pelo nosso passado. Mas, ao mesmo tempo, atestando que ainda temos muito o que fazer, muito o que pesquisar. É necessário continuar este trabalho fundamental para a nossa cidade”, ressaltou o pesquisador. 


O vice-prefeito, Edson Scabora, reforçou o papel do Maringá Histórica por meio de seu idealizador. “Estamos diante de um contador de histórias, que faz este trabalho de maneira exemplar”. Já o presidente do Instituto Cultural Ingá, George Coelho, tratou de abordar o crescimento do audiovisual na cidade. “O cinema tem se mostrado uma excelente plataforma para o desenvolvimento econômico e criativo de Maringá. Seguiremos apoiando a sétima arte”, enfatizou Coelho. 

Para o jornalista e assessor de Comunicação da Arquidiocese de Maringá, Everton Barbosa, “a história do padre Scherer, mesmo que tenha momentos conflituosos, revela como Deus é bom e maravilhoso com seu povo. Somos hoje um grande centro urbano, em pleno desenvolvimento, referência em muitas áreas, graças a pessoas como o padre Scherer, que chegou aqui e desbravou essa terra com uma visão desenvolvimentista”.

O filme já está disponível no canal do YouTube do Maringá Histórica na íntegra e gratuito aos interessados. Dentro de algumas semanas ganhará versões com acessibilidade para ampliar e democratizar o acesso ao seu conteúdo. 

-> Assista ao documentário AQUI.  

Até o dia 31 de maio, segue no térreo do Maringá Park Shopping uma exposição com itens raros sobre o padre Scherer, além de fotos dos bastidores da produção do filme. A curadoria da exposição é do pesquisador José Carlos Cecilio. As fotos still são de Lírica Aragão.


Lei Federal de Incentivo à Cultura

Fomento à Cultura: Instituto Cultural Ingá

Patrocínio: Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, Rivesa Volvo, FA Maringá, Crivialli do Brasil e Arilu Distribuidora

Realização: Maringá Histórica, Ministério da Cultura e Governo Federal - Brasil: união e reconstrução.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.