Estação de Tratamento de Água - 1967

1967


Em novembro de 1967, a equipe da Folha do Norte do Paraná visitou as obras da Estação de Tratamento de água da Codemar, situada às margens da avenida Pedro Taques. 

Até aquele momento, a Codemar havia aplicado o montante de um bilhão e duzentos milhões de cruzeiros antigos: 800 milhões foram destinados à Estação de Tratamento, propriamente dita; 160 milhões na Casa de Bombas; 100 milhões no reservatório elevado (arquitetura em formato de guarda-chuva/taça); 140 milhões no reservatório enterrado. Parte deste recurso foi financiado pela Codepar e o restante pelo próprio município.


A Companhia de Desenvolvimento do Paraná, Codepar, foi um organismo do governo da Paraná criado em 1962 pelo então governador Ney Braga com a finalidade de promover o desenvolvimento econômico do estado. Já a Companhia de Desenvolvimento de Maringá, a Codemar, que nasceu no mesmo ano, teve o mesmo objetivo mas focando nas áreas de água e esgoto do município. 

No mês daquela visita da imprensa, as estruturas da Estação estavam praticamente concluídas, restando apenas o acabamento dos prédios. Trata-se da maior obra da gestão do então prefeito Luiz Moreira de Carvalho. E, talvez, a mais importante executada até aquele período. 

O reservatório elevado apresentou a capacidade para 600 mil litros de água, enquanto o reservatório enterrado manteve 7 milhões e meio de litros. A tecnologia empregada no empreendimento público previu tratar até 3 mil litros de água por segundo, o que abasteceria  inicialmente 100 mil habitantes, podendo, com algumas melhorias, atingir o dobro de atendimentos. 

Criada por força de lei em dezembro 1962, a diretoria da Codemar no ano de 1967 apresentava a seguinte composição: Ermelindo Bolfer, presidente; Waldemar Allegretti, diretor-financeiro; Rolf Joaquim Georgi, diretor técnico; além de grande equipe técnica. 

A matéria da época ainda destacou que a população teria, a partir daquela inauguração, "(...) certeza de beber água verdadeiramente pura, depois de tratada nos processos de cloração, fluoração e calcificação". Poucas semanas depois, a Estação de Tratamento de Água foi inaugurada. 

Resta salientar que, desde 1980, essas estruturas são administradas pela Sanepar. 


Fontes: Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Folha do Norte do Paraná de novembro de 1967 / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.