Pioneiro: Egídio Assmann

1969

Egídio Assmann era proprietário da Casa Gaúcha. 

Personagem de prestígio no meio empresarial, elegeu-se vereador pelo MDB na gestão 1969-1972, com 888 votos. No páreo seguinte, concorreu ao cargo de prefeito de Maringá. Momento de um evento folclórico no histórico político da cidade.

Egídio era o candidato alternativo e propôs que era a "zebra" daquelas eleições. Então, aproveitou-se da popularidade da Loteria Esportiva e saiu com o slogan "Vai dar zebra. Sim, vai dar Egídio". Em dado momento, no frisson de sua campanha, pintaram um burro com listras pretas e brancas para uma passeata. O animal acabou intoxicado com as tintas e morreu. Naquele ano, 1972, Egídio conquistou 8.273 votos, ficando em segundo lugar. Concorreram contra ele, Silvio Barros (que venceu) e Marco Antonio Lourenço Correa. 

Não desistindo de ser prefeito, Egídio Assmann concorreu novamente em 1982. Representando o PTB, dessa vez, não conquistou muitos votos: 444. Menos de 1% dos votos válidos. Cinco anos depois, em 16 de fevereiro de 1987, Egídio faleceu.

Se você possui mais informações sobre este personagem histórico, deixe um comentário.

Fonte: Centro de Documentação Luís Carlos Masson / O Diário do Norte do Paraná / Acervo Maringá Histórica.



Foram encontrado(s) 2 registros relacionados ao pioneiro Egídio Assmann

1960

Said Felício Ferreira

Com texto de Marco Antonio Deprá:As duas primeiras imagens mostram ações promovidas com correligionários durante a campanha municipal de 1982, quando Said Ferreira disputou e venceu as eleições para a Prefeitura de Maringá. A terceira foto traz o então prefeito junto do deputado estadual Tadeu França e do deputado federal prof. Renato Bernardi. A origem da família de Said Felício Ferreira é síria. Em 1912, seu avô paterno Moisés Ferreira migrou para o Brasil estabelecendo-se em Dois Có[...]

Leia Mais

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.