Avenida Brasil - 1952

1952


A imagem, feita por Kenji Ueta, mostra a avenida Brasil em 1952.

À esquerda, na praça Raposo Tavares, é possível identificar uma das atividades artísticas mais recorrentes das cidades em formação daquele período: o circo. Junto da lona e do picadeiro, por onde duplas, palhaços, trapezistas, mágicos e outros artistas se apresentavam, estava sempre presente um pequeno parque de diversões, onde arcaicos brinquedos e barracas interativas faziam a alegria das pessoas. 

Esse registro também nos mostra os paralelepípedos amontoados pelas calçadas e canteiro central, sobretudo, em frente a então avenida Ipiranga, que, em 1955, teria o seu nome alterado para Getúlio Vargas. A instalação desses paralelepípedos pela avenida Brasil vai ser uma obra importante para o município recém-emancipado, pois reduziria significativamente o problema com a lama e a poeira na região central. 

Na esquina dessas duas vias, à direita, vemos as obras do novo prédio do Banco do Estado do Paraná, o qual foi inaugurado em maio de 1953. É possível também ver a Casa Paratodos, à esquerda, de propriedade da família Pietrobon. 

Fontes: Foto Maringá / Foto de Kenji Ueta / Acervo Maringá Histórica.  

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.