Vista aérea do Maringá Velho - Final dos anos 1940

1940


Interessante registro da região que, a partir de maio de 1947, ficou conhecida como Maringá Velho. A imagem data, provavelmente, do final da década de 1940.

Quase ao centro da imagem está a avenida Brasil. Paralela a essa via, à esquerda, aparece a então rua Moscados, hoje Santa Joaquina de Vedruna. Próximo a base da imagem surge a então rua Guarani ou Borba Gato, hoje Antonio Octavio Scramim. 

Na esquina da avenida Brasil com a rua Moscados ficava a Casa Planeta, seguida da residência da família Planas, proprietária do empreendimento. Ainda na rua Moscados estava a Relojoaria Ômega, com sua primeira sede que tinha um prédio com torre. Na parte inferior esquerda era a Escola Isolada do Maringá Velho, que iniciou como Casa Escolar, sendo a primeira instituição de ensino da cidade e que foi dirigida pela professora Dirce de Aguiar Maia. 

O registro ainda mostra que a maioria dos estabelecimentos comerciais mantinha, aos fundos do terreno, casas para seus proprietários. Vemos ainda que para além dos limites das quadras conectadas à avenida Brasil não havia muitas construções. Tratava-se de uma estratégia da Companhia de Terras Norte do Paraná para fortalecer o núcleo pioneiro da cidade. 

Fontes: Museu Bacia do Paraná / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.