Entrega de título a Ângelo Planas - 1987

1987


Às 19 horas do dia 22 de abril de 1987, ocorreu a sessão solene para outorga do título de Cidadão Honorário do Paraná ao antigo morador de Maringá, Ângelo Planas. O evento se deu no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná por proposição do deputado estadual Dirceu Silveira Manfrinato (PMDB). 


Planas foi reconhecido pela trajetória que desempenhou em prol do desenvolvimento de Maringá, cidade que chegou em 1944 e empreendeu a Casa Planeta, um estabelecimento de referência. Tornando-se uma espécie de líder comunitário, também capitaneou, junto de outros personagens locais, pautas significativas para os moradores: a construção da Capela Santa Cruz, a primeira em zona urbana; a criação da Associação Comercial; a fundação de instituições sociais e voltadas para saúda; dentre várias outras causas. Sem sucesso, tentou eleger-se prefeito por duas oportunidades, em 1952 e 1956. Concorreu ainda a deputado estadual em 1954, também sem êxito.

Independente aos insucessos políticos, Planas seguiu atuando em prol do avanço da cidade que acreditou, quando ainda sequer havia um projeto urbano. 

Ângelo Planas faleceu em 30 de maio de 1999, aos 96 anos. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Acervo Família Planas. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.