Festa com André Ribeiro - 1995

1995


Em 15 de setembro de 1995, aconteceu na Kalahari a "Indy Party: Festa com o piloto André Ribeiro". 

Com o patrocínio de Regino Import, Ruffles, Kibon, Pizza Hut, Marlboro, O Diário do Norte do Paraná, Tang, Jovem Pan, Sadia e do Mercadorama, responsável por aquela organização, o piloto profissional participou daquele evento quando estava no auge da carreira. 

Em 1994, Ribeiro havia ido para os Estados Unidos correr na Indy Lights pela equipe Tasman Motorsports. Venceu quatro corridas (Portland, Mid-Ohio, Vancouver e Laguna Seca) e ficou com o vice-campeonato, o que lhe valeu uma vaga na equipe principal da Tasman para a temporada do ano seguinte da Fórmula Indy.

Integrou a categoria durante quatro temporadas, entre 1995 e 1998, tendo vencido três corridas ao longo da carreira. A melhor posição dele na classificação geral foi em 1996, quando terminou a temporada em 11° lugar. Naquele mesmo ano, Ribeiro entrou para a história ao vencer duas provas, a de Michigan 500 e a do Rio 400, esta última sendo a única vitória de um brasileiro em uma prova da Indy disputada no Brasil.

Após a sua saída das pistas, em 1999, se uniu ao proprietário da equipe Penske, Roger Penske, e montou no Shopping Aricanduva, em São Paulo, três concessionárias com as bandeiras Honda, Chevrolet, Lexus e Toyota. Em 2002, uniu-se ao empresário e ex-piloto de Fórmula 1, Pedro Paulo Diniz e, juntos, atuaram na direção da PPD Sports, empresa promotora do evento Renault Speed Show by TIM (Fórmula Renault e Copa Renault Clio).

O ex-piloto brasileiro da Fórmula Indy morreu no dia 22 de maio de 2021, aos 55 anos, em decorrência de um câncer no intestino. André Ribeiro da Cunha Pereira havia nascido em São Paulo, capital, em 18 de janeiro de 1966.

Fontes: Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.