Qual é o nome da rua? Pioneiro Alcides Bernardes

1949

Com texto de Marco Antonio Deprá

Alcides Bernardes nasceu em Jaboticabal (SP), em 16/03/1923, filho de Arthur Bernardes e de Maria Camponês Bernardes.

Na região de Duartina, próxima a Bauru (SP), Alcides exerceu as atividades de gerente de armazém de Secos & Molhados e administrador de fazenda.

Em dezembro de 1949, com 26 anos de idade, Alcides migrou para Maringá, no norte do Estado do Paraná, juntamente com sua mãe, seus irmãos e tios.

No início de 1950, constituiu a empresa Camponês & Cia., tendo como sócios seus irmãos Oscar e Antônio e o seu tio Carlos Camponês, irmão de sua mãe.  A empresa montou a Serraria Paissandu em Maringá, na antiga estrada para Campo Mourão.


Google Earth – Em amarelo os lotes nº 323 e 323-A da Gleba Patrimônio Maringá com área total de dois alqueires paulistas onde foi implantada a Serraria Paissandu, da empresa Camponês & Cia.. Na época ainda não havia a PR-317 e a serraria era acessada pela antiga estrada Maringá – Campo Mourão, atualmente denominada Estrada Oswaldo de Moraes Corrêa.


A partir de 1952, Alcides Bernardes desempenhou importante papel na implantação das primeiras escolas da Zona Rural de Maringá, que abrangia na ocasião os atuais municípios de Paiçandu, Floresta, Doutor Camargo e Ivatuba, pois, além de fornecer a madeira, encarregava-se da construção das escolas. 

Em outubro de 1956, Alcides Bernardes casou-se com Ivette Haggi, uma das primeiras professoras de Maringá, nascida no dia 16/08/1936 no antigo município de Sapezal, hoje distrito do município de Paraguaçu Paulista (SP). O casal teve quatro filhos:
- Alcides Bernardes Filho, nascido em 29/08/1957, em Maringá, casado com Sônia Maria Moreira Bernardes;
- Ivemar Haggi Bernardes, nascida em 10/02/1959 em Cambará, cidade onde residiam seus avós maternos. Casada com Javier Ernesto Raygada;
- Marcus José Haggi Bernardes, nascido em 02/07/1962 em Maringá; e
- Lígia Maria Haggi Bernardes, nascida em 09/11/1964 em Cambará, casada com Dimas Rizzo.


Anúncio da empresa Camponês & Cia na edição de setembro/1958 do periódico “Norte do Paraná em Revista”.


Alcides Bernardes e sua esposa Ivette Haggi Bernardes com o primogênito Alcides Bernardes Filho, em agosto de 1958.

Com a implantação do trecho asfáltico ligando Maringá a Campo Mourão, inaugurado oficialmente em 11/10/1968, parte do terreno da Serraria Paissandu foi desapropriada para a implantação da estrada.  Desta forma o terreno ganhou uma testada para esta importante rodovia.

A Serraria Paissandu atuou por mais de duas décadas no ramo madeireiro até meados dos anos 1970 quando o ciclo da madeira na região foi se esgotando.

Com o fim das atividades da serraria, a família Camponês Bernardes empreendeu o Jardim Ivemar, um dos primeiros loteamentos industriais de Maringá.  Implantado no terreno da antiga Serraria Paissandu, contendo 4 quadras e 91 lotes, o loteamento homenageia Ivemar, segunda filha do casal Alcides e Ivette. O alvará autorizando o loteamento foi expedido pela prefeitura em 05/02/1975.


Google Earth – Em vermelho o contorno da área do Jardim Ivemar.

Alcides Bernardes também constituiu a Serraria Santo Antônio, no município de Tapejara (PR). Exerceu ainda as atividades de agricultor e pecuarista nos municípios de Iretama (PR), Cianorte (PR), Nova Cantu (PR) e Diamantino (MT).

Alcides também foi sócio-proprietário da Vidraçaria Brasil, em Maringá (PR), auxiliou na construção do Albergue Noturno Santa Luiza de Marillac e teve atuação efetiva junto a diversas entidades assistenciais da cidade. Também foi membro do Lions Clube de Maringá e da Loja Maçônica Justiça.


Loja Maçônica Justiça, primeira loja fundada em Maringá, instituída em 22/09/1951.

Alcides Bernardes faleceu aos 61 anos de idade, no dia 02/10/1984, após sofrer um enfarte do miocárdio quando em viagem pelo município de Barra do Garças (MT). Seu corpo esta sepultado no Cemitério Municipal de Maringá. 

Em 28/03/1988, através da Lei Ordinária Municipal nº 2323, a rua nº 48.001 do Conjunto Residencial Planville foi denominada Rua Pioneiro Alcides Bernardes, pioneiro que tanto contribuiu para o progresso de Maringá.


Google Earth – Em vermelho o traçado da Rua Pioneiro Alcides Bernardes, na Zona Norte de Maringá.

Ivette Haggi Bernardes, esposa de Alcides Bernardes, faleceu em 19/10/2013. Seu corpo está sepultado do Cemitério Municipal de Maringá.

Fontes: Imagens Google Earth / Divisão de Assistência Legislativa da Câmara Municipal de Maringá / Depoimento de Alcides Bernardes Filho / Periódico “Norte do Paraná em Revista / Facebook - Acervo de imagens da família Haggi Bernardes / Acervo Maringá Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.