Fundação do Museu Bacia do Paraná - 1982

1982

Criado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) em 15 de outubro de 1979 como Museu da Colonização, esse equipamento passou a funcionar efetivamente a partir de 5 de maio de 1982 como Museu Bacia do Paraná (MBP). 

Inicialmente, o MBP ocupou uma pequena residência localizada na rua Vaz Caminha esquina com a rua Monte Pascoal. A partir de maio de 1982, foi transferido para uma casa maior na avenida Tiradentes esquina com a rua Vaz Caminha (terreno hoje ocupado pelo Restaurante Silvan Cult). 


Inauguração do Museu Bacia do Paraná na avenida Tiradentes esquina com a rua Vaz Caminha, em 5 de maio de 1982, durante as festividades alusivas aos 35 anos de Maringá. No desenlace da fita inaugural (esquerda para direita), Alfredo Werner Nyffeller e Hermann Moraes Barros


No descerramento da placa de fundação do MBP, o então reitor da UEM, Neumar Adélio Godoy e João Paulino Vieira Filho

Na época seu acervo era composto por peças indígenas, vasos cerâmicos, extratos vegetais, animais empalhados e insetos. Posteriormente, a Companhia Melhoramentos Norte do Paraná (CMNP) outorgou a posse de parte de seus documentos textuais e imagéticos, fazendo com que a então sede do MBP fosse totalmente ocupada. 

A partir disso, o gabinete da reitoria da UEM iniciou negociações junto da colonizadora para que também fosse doada a residência que havia abrigado por 28 anos seu gerente, Alfredo Werner Nyffeller. Essa construção estava instalada na avenida Brasil quase esquina com a avenida Duque de Caxias. 


Assim, a residência construída com peroba rosa foi desmontada e reerguida no campus–sede da UEM, vindo a ser inaugurada em 14 de abril de 1984.

Fonte: Acervo Maringá Histórica / Museu Bacia do Paraná / Contribuição de Marco Antonio Deprá.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.