Obras no Estádio Regional Willie Davids - Década de 1960

1960

A história deste equipamento começa em março de 1953, quando a Companhia Melhoramentos Norte do Paraná destinou uma quadra, praticamente no coração da cidade, para ser ocupada por um campo de futebol. Mas e quanto ao seu nome?

Willie da Fonseca Brabazon Davids (1883-1944) era um personagem ligado à história da colonizadora. Ainda teve participação na vida pública, quando ocupou o cargo de prefeito em Jacarezinho e em Londrina. Deste último Município, na época, Maringá estava vinculada administrativamente como Patrimônio. Logo, é correto afirmar que Willie Davids, descendente de ingleses, foi o primeiro prefeito de nossa cidade. 

Muito diferente do que conhecemos hoje, essa praça esportiva foi inaugurada em 12 de maio de 1957, durante as festividades do 10º aniversário de Maringá. Na década de 1960, o estádio recebeu benfeitorias que o transformaram numa referência no interior do Paraná. Outras melhorias seriam viabilizadas ao longo dos governos dos prefeitos Luiz Moreira de Carvalho e Adriano José Valente.


Do final da década de 1960, as imagens mostram a retirada das arquibancadas de madeira e a instalação das estruturas de concreto, que, anos depois, seriam complementadas com cadeiras cativas. Na gestão do prefeito Silvio Barros, o estádio ganhou a sua arquitetura atual. Então, colocou-se à altura  dos grandes jogos que ocorreriam a partir daquele período.

Vale destacar que o maior incentivador do futebol profissional foi João Paulino Vieira Filho, personagem que ocupou por duas oportunidades a função de prefeito, no início da década de 1960 e no final dos anos 1970, justamente, períodos em que times locais conquistaram o campeonato estadual. 

Fontes: Gerencia de Patrimônio Histórico de Maringá / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.