Lia Terezinha Sambatti

1968

Lia Terezinha Sambatti nasceu em 4 de fevereiro de 1943, em Joaçaba - SC. Dedicada à educação, começou sua carreira muito cedo, pois aos 10 anos de idade já atuava como catequista. Recém casada, mudou-se para Maringá em 1968, com o marido, Sincler Sambatti. Moravam numa casa de madeira na avenida XV de Novembro. 

Lia Sambatti foi a primeira professora concursada do Instituto de Educação de Maringá. Atuou também no Seminário Diocesano como orientadora educacional.

Mãe de dois filhos, José Alexandre Sambatti e Francisco Sérgio Sambatti (e Sincler Sambatti, natimorto), e esposa dedicada, Lia sempre esteve ao lado do marido durante seu mandato político em Maringá. 

Uma de suas grandes paixões é a pedagogia, pois enxerga em tal área do conhecimento uma forma de mudar o mundo. Lia dizia que “o ser humano a todo o momento é um educador”, um formador de valores. Ademais, “todo mundo tem direito de adquirir cultura”. 

Ao lado de Branca de Jesus Camargo Vieira, criou o Departamento de Educação Especial na Prefeitura de Maringá. Também foi uma das idealizadoras do projeto Casulo e do projeto “Para bons alunos”, que oferecia apoio a estudantes carentes. 


Concluiu a licenciatura em Pedagogia em 1966 e Mestrado em Educação em 1990 pela UFPR com a dissertação intitulada “Uma profissão em aberto: A construção do educador em seu tempo e seu espaço - Como a Prática de Ensino pode ser situada nesse processo”.

Lia foi professora universitária na UEM e Cesumar até 1995, quando se aposentou. Deixou Maringá aos 76 anos para morar com o filho. 

Veja mais do currículo da professora aqui.

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Fanzine do Museu - Ano 2. N03 (2011) 




Foram encontrado(s) 2 registros relacionados ao pioneiro Lia Terezinha Sambatti

1970

RARIDADE - Churrasco com autoridades nos anos 1970

Mais um resgate inédito feito pelo Maringá Histórica. O vídeo mostra um churrasco realizado, possivelmente, no final da década de 1970. Nas imagens vemos diversas autoridades: o então prefeito João Paulino Vieira Filho e sua esposa, dona Branca de Jesus Camargo Vieira; Jorge Sato; Sincler Sambatti e sua esposa, Li[...] Leia mais



Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.