Confira alguns dos projetos desenvolvidos ou que tiveram participação do projeto Maringá Histórica:
Livro: Sala dos suplícios: o dossiê do caso Clodimar Pedrosa Lô. Edição esgotada (2010):
O livro traz informações sobre um dos casos de maior comoção popular de Maringá. O assassinato do menino Clodimar Pedrosa Lô gerou impactos sociais no nível local e estadual.
Cartilha educacional: Maringá: urbanização e arborização. A história da arborização da Cidade Canção (2011):
Material produzido sob orientação do Instituto da Árvore de Maringá que foi destinado aos alunos do ensino fundamental da rede pública de ensino estadual.
Nesta publicação, Miguel Fernando participou do Conselho Editorial.
Revista histórica sobre a Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Norte e Noroeste do Paraná (CACINOR): Frente Pioneira: a união histórica do empresariado regional (2012):
Resgate da história da organização do associativismo na macrorregião de Maringá.
Livro: Hotéis históricos do Norte do Paraná (2013):
Ao lado dos jornalistas Fábio Dias e Luiz Carlos Bulla Junior, Miguel Fernando ficou responsável pelo capítulo "Hotéis históricos de Maringá".
Considerado uma das publicações mais importantes de Maringá, Terra Crua foi escrito pelo advogado Jorge Ferreira Duque Estrada em 1957, sendo publicado em 1961. Essa reimpressão (2014) trouxe o livro em formato original (fac-símile), com comentários e imagens adicionais. Atualmente, dezenas de exemplares estão à disposição para consulta nas bibliotecas públicas do município.
Livro: Lonas e Memórias: a história esquecida do circo paranaense (2015):
Ao lado da historiadora Rosana Steinke, Miguel Fernando conduziu a pesquisa que resultou neste trabalho, premiado pela Fundação Nacional de Artes (FUNARTE).
Livro: A solidez de um legado: Associação Comercial e Empresarial de Maringá (2016):
Produzido em parceria com o jornalista Dirceu Herrero Gomes, este livro traz um relato da construção do associativismo em Maringá e seus impactos para a economia regional.
Livro: Sala dos suplícios: o dossiê do caso Clodimar Pedrosa Lô. Edição revisada e ampliaca (2017) / Encontra-se esgotado:
2ª edição publicada em função dos 50 anos da tragédia.
Financiado e produzido pela UNICESUMAR, essa coletânea contou com a coordenação de Miguel Fernando, que também assina os textos e pesquisas ao lado dos jornalistas Antonio Roberto de Paula, Dirceu Herrero Gomes, Rogério Recco e da historiadora Loide Caetano.
Entre em contato por AQUI.