Maringá Histórica Editorações

O Maringá Histórica agora se transformou em uma empresa especializada em pesquisas para publicações de livros, revistas e videodocumentários de cunho histórico. 

Confira alguns dos projetos desenvolvidos ou que tiveram participação do projeto Maringá Histórica:




Livro: Sala dos suplícios: o dossiê do caso Clodimar Pedrosa Lô. Edição esgotada (2010):



O livro traz informações sobre um dos casos de maior comoção popular de Maringá. O assassinato do menino Clodimar Pedrosa Lô gerou impactos sociais no nível local e estadual.



Cartilha educacional: Maringá: urbanização e arborização. A história da arborização da Cidade Canção (2011):




Material produzido sob orientação do Instituto da Árvore de Maringá que foi destinado aos alunos do ensino fundamental da rede pública de ensino estadual. 


Revista Helena (nov/2012), publicada pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná. Neste número 1 (que sucede o zero), o impresso busca contar um pouco da saga dos homens e mulheres que colonizaram e desenvolveram a região norte do estado. Uma civilização recente, formada por pessoas provenientes de diversos lugares, que rapidamente entrou no mapa econômico, político e cultural do País. 


Nesta publicação, Miguel Fernando participou do Conselho Editorial.



Revista histórica sobre a Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Norte e Noroeste do Paraná (CACINOR): Frente Pioneira: a união histórica do empresariado regional (2012):



Resgate da história da organização do associativismo na macrorregião de Maringá. 


Livro: Hotéis históricos do Norte do Paraná (2013):



Ao lado dos jornalistas Fábio Dias e Luiz Carlos Bulla Junior, Miguel Fernando ficou responsável pelo capítulo "Hotéis históricos de Maringá".  



Reimpressão comentada do livro: Terra Crua (2014):



Considerado uma das publicações mais importantes de Maringá, Terra Crua foi escrito pelo advogado Jorge Ferreira Duque Estrada em 1957, sendo publicado em 1961. Essa reimpressão (2014) trouxe o livro em formato original (fac-símile), com comentários e imagens adicionais. Atualmente, dezenas de exemplares estão à disposição para consulta nas bibliotecas públicas do município. 



Livro: Lonas e Memórias: a história esquecida do circo paranaense (2015):


Ao lado da historiadora Rosana Steinke, Miguel Fernando conduziu a pesquisa que resultou neste trabalho, premiado pela Fundação Nacional de Artes (FUNARTE). 



Livro: A solidez de um legado: Associação Comercial e Empresarial de Maringá (2016):



Produzido em parceria com o jornalista Dirceu Herrero Gomes, este livro traz um relato da construção do associativismo em Maringá e seus impactos para a economia regional. 



Você que tem uma empresa há décadas ou que é pioneiro de uma região, por que não registrar essa história para a posteridade? 

Entre em contato por AQUI.