Ponto de ônibus e um Fusca - Década de 1960

1960


Feita no início dos anos 1960, a imagem mostra um ponto de ônibus na região central da cidade. Pela demarcação da placa, as pessoas aguardam pelos coletivos que seguiam em direção à zona leste, rumo aos bairros Aeroporto (Zona 8), Vila Operária (Zona 3) e Vila Nova, este último considerado o primeiro loteamento fora do plano urbanístico original a ser implantado nessa região do Município.

O registro apresenta diversos elementos representativos e até mesmo identitários. O passeio público já contava com calçamento, executado com pisos produzidos pela Ladrilhos Mauá. Além disso, como sinônimo de ônibus de transporte coletivo, “circular” é um termo presente por aqui desde fins da década de 1940.

Outro elemento que se destaca é o automóvel estacionado, um Volkswagen Fusca, cujo primeiro modelo nacional foi produzido em 1959. Importado em larga escala até então, o Fusca rapidamente se tornou símbolo de mobilidade popular no país, em função de sua robustez, mecânica simples e adaptação às estradas brasileiras. Esse veículo não apenas transformou a rotina dos motoristas, como também passou a integrar o cotidiano das cidades em expansão, como é o caso de Maringá.

A presença de um ponto de ônibus e, sobretudo, de um Fusca em uma fotografia histórica ilustra um momento de transição local: uma sociedade que deixava para trás o transporte de tração animal e caminhava para a consolidação da era motorizada, na qual os veículos passaram a simbolizar tanto modernidade quanto acessibilidade.

Fontes: Acervo e contribuição de Alfredo Dorigão Peres / Grupo Maringá, História e Algo Mais / Acervo Maringá Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.