1952
Por iniciativa do professor Antero Alfredo Chaves Santos e da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, a pedra fundamental do Ginásio Maringá foi lançada em 1951. A primeira instituição de ensino particular da cidade foi autorizada a funcionar por meio da Portaria nº 842, em 27 de setembro de 1952. No entanto, o estabelecimento foi inaugurado em 10 de maio daquele mesmo ano.

A imagem mostra autoridades em frente à instituição enquanto discursava o deputado estadual Divonsir Borba Cortes, representando a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná e o prefeito de Mandaguari, município ao qual Maringá pertencia enquanto distrito. Provavelmente, a ausência do chefe do Poder Executivo de Mandaguari, Antonio Sinesio da Cruz, tenha sido reflexo da insatisfação com a emancipação política de Maringá, que representou não apenas um desmembramento territorial, mas também eleitoral e tributário.
À direita, observam-se membros da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná: Hermann Moraes Barros, diretor-gerente; Gastão de Souza Mesquita Filho, diretor-superintendente; Aristides de Souza Mello, gerente da unidade de Londrina.
O professor Antero Alfredo Chaves Santos dirigiu o Ginásio Maringá até 15 de agosto de 1954, quando o estabelecimento foi comercializado à Mitra Diocesana de Jacarezinho, por intermédio do bispo Dom Geraldo de Proença Sigaud. A partir de então, a direção ficou sob responsabilidade do padre Cleto Altoé. A instituição mudou novamente de proprietário em 1957, quando passou a ser administrada pela Associação Brasileira de Educação e Cultura, entidade formada pela Congregação dos Irmãos Maristas.
Além de formar os primeiros estudantes da cidade, o estabelecimento de ensino tornou-se conhecido por sua fanfarra, presença constante nos desfiles cívicos locais ao longo de diversas décadas. Popular e associada à elite local, a instituição, após a ampliação de suas estruturas na década de 1960, passou a ser definitivamente conhecida como Colégio Marista de Maringá.
Fontes: O Malho, edição VI de 1952 / Acervo Maringá Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.