1950
Feitas no final da década de 1950, as imagens mostram um ato cívico em comemoração à Independência do Brasil. Promovido em 7 de setembro, o evento contou com hasteamento da bandeira e desfile pela avenida Brasil, na região do Maringá Novo.



Conforme a primeira imagem sugere, o ato com o pavilhão nacional parece ter ocorrido no pátio do Colégio Santo Inácio, localizado na Zona 3 (Vila Operária). Os integrantes das alas que surgem circulando pelo centro da cidade também pertencem a essa mesma instituição. Entre eles está a aluna Mirtes Ribeiro, responsável por compartilhar estes registros históricos.
A instituição teve origem como um jardim de infância denominado Escola Paroquial Santo Inácio, fundado em 1950. Posteriormente, passou a funcionar em um edifício de madeira inaugurado em 1.º de março de 1957. A iniciativa partiu da ordem dos padres jesuítas que, ao chegarem a Maringá, identificaram a carência educacional da região. Para atender a essa demanda, o grupo convidou as Irmãs Missionárias do Santo Nome de Maria, da Alemanha.
O novo edifício da escola, construído com três pavimentos, passou a funcionar na década de 1970. Vinculado à Paróquia São José Operário, o colégio é o único da cidade administrado pela ordem jesuítica.
Fontes: Acervo e contribuição de Mirtes Ribeiro / Grupo Maringá, História e Algo Mais / Acervo Maringá Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.