Acervo Virtual

Neste local você encontrará documentos que foram publicados em diferentes momentos da história de Maringá. Para acessar, basta clicar nos links abaixo.

Pesquise, desfrute, utilize essa nova plataforma. É um Acervo Virtual à sua disposição.

Obs.: qualquer peça poderá ser reproduzida, integral ou parcialmente, desde que citada a fonte "Acervo Maringá Histórica".


Revista A Pioneira, setembro e outubro de 1949. Produzida em Londrina, esta revista bimestral ilustrada é um retrato do norte do Paraná daquele período.

Revista A Pioneira, novembro e dezembro de 1949. Produzida em Londrina, esta revista bimestral ilustrada é um retrato do norte do Paraná daquele período.

O Jornal de Maringá, diversas publicações da década de 1950 (parte 1). Fundado por Avelino Ferreira e sua esposa, Leonor do Lago Ferreira, este foi o primeiro jornal da cidade.

O Jornal de Maringá, diversas publicações da década de 1950 (parte 2). Fundado por Avelino Ferreira e sua esposa, Leonor do Lago Ferreira, este foi o primeiro jornal da cidade. 

Revista A Pioneira, março e abril de 1954. Produzida em Londrina, esta revista bimestral ilustrada é um retrato do norte do Paraná daquele período.

Revista A Pioneira, janeiro e fevereiro de 1955. Produzida em Londrina, esta revista bimestral ilustrada é um retrato do norte do Paraná daquele período.


Revista Maringá Ilustrada, agosto de 1957. Edição comemorativa do décimo aniversário da cidade, lançada em 29 de setembro de 1957. Direção: Aristeu Brandespin. Redatores: Ary de Lima e Antonio Augusto de Assis. 

Revista Maringá Ilustrada, maio de 1972. Edição comemorativa do Jubileu de Prata da cidade. Editor: Ludovico Del Guércio.

14 comentários:

  1. Bacana. Folheei-a inteirinha.

    ResponderExcluir
  2. Em 1957 já caíam arvores sobre carros. Muito legal. Parabéns pela iniciativa de facilitar o acesso ao passado de Maringá.

    ResponderExcluir
  3. Gostei ver as revistas de antigamente!

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a iniciativa de disponibilizar estes acervos para a comunidade.

    ResponderExcluir
  5. se alguém souber quem é a pioneira norvina maria gonçalves, ou onde encontrar sobre, por favor me envie, é para trabalho escolar...andriacristina@hotmail.com
    grata
    Andria

    ResponderExcluir
  6. Maravilhosas fotos e, excelente recordações. Principalmente, para quem gosta desta cidade exemplar.Acompanho com alegria todas publicações.

    ResponderExcluir
  7. Excelente publicação. recordar é viver. estou feliz demais em rever lugares por onde morei, passeei, estudei.

    ResponderExcluir
  8. Obrigado a todos os internautas que têm visitado o Maringá Histórica.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns, pela recuperação da história de nossa cidade (minha, desde 1951). Trabalho notável !

    ResponderExcluir
  10. PARABÉNS PELA INICIATIVA, SUPER GOSTEI. Sou neta e filha de pioneiros meu pai veio pra cá em 1945 e meu avó antes, como corretor da companhia de Terras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nosso sincero agradecimento!

      Se tiver imagens de seus avôs, nos envie para publicarmos.

      Excluir
  11. Parabens, excelente trabalho.

    ResponderExcluir
  12. Sensacional esse resgate da história para os mais novos conhecerem e para os mais recordarem. Parabéns!!!

    ResponderExcluir