Acervo Virtual

Neste local você encontrará documentos que foram publicados em diferentes momentos da história de Maringá. Para acessar, basta clicar nos links abaixo.

Pesquise, desfrute, utilize essa nova plataforma. É um Acervo Virtual à sua disposição.

Obs.: qualquer peça poderá ser reproduzida, integral ou parcialmente, desde que citada a fonte "Acervo Maringá Histórica".


Revista A Pioneira, setembro e outubro de 1949. Produzida em Londrina, esta revista bimestral ilustrada é um retrato do norte do Paraná daquele período.

Revista A Pioneira, novembro e dezembro de 1949. Produzida em Londrina, esta revista bimestral ilustrada é um retrato do norte do Paraná daquele período.

O Jornal de Maringá, diversas publicações da década de 1950 (parte 1). Fundado por Avelino Ferreira e sua esposa, Leonor do Lago Ferreira, este foi o primeiro jornal da cidade.

O Jornal de Maringá, diversas publicações da década de 1950 (parte 2). Fundado por Avelino Ferreira e sua esposa, Leonor do Lago Ferreira, este foi o primeiro jornal da cidade. 

Revista A Pioneira, março e abril de 1954. Produzida em Londrina, esta revista bimestral ilustrada é um retrato do norte do Paraná daquele período.

Revista A Pioneira, janeiro e fevereiro de 1955. Produzida em Londrina, esta revista bimestral ilustrada é um retrato do norte do Paraná daquele período.


Revista Maringá Ilustrada, agosto de 1957. Edição comemorativa do décimo aniversário da cidade, lançada em 29 de setembro de 1957. Direção: Aristeu Brandespin. Redatores: Ary de Lima e Antonio Augusto de Assis. 

Revista Maringá Ilustrada, maio de 1972. Edição comemorativa do Jubileu de Prata da cidade. Editor: Ludovico Del Guércio.

12 comentários:

  1. Bacana. Folheei-a inteirinha.

    ResponderExcluir
  2. Em 1957 já caíam arvores sobre carros. Muito legal. Parabéns pela iniciativa de facilitar o acesso ao passado de Maringá.

    ResponderExcluir
  3. Gostei ver as revistas de antigamente!

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a iniciativa de disponibilizar estes acervos para a comunidade.

    ResponderExcluir
  5. se alguém souber quem é a pioneira norvina maria gonçalves, ou onde encontrar sobre, por favor me envie, é para trabalho escolar...andriacristina@hotmail.com
    grata
    Andria

    ResponderExcluir
  6. Maravilhosas fotos e, excelente recordações. Principalmente, para quem gosta desta cidade exemplar.Acompanho com alegria todas publicações.

    ResponderExcluir
  7. Excelente publicação. recordar é viver. estou feliz demais em rever lugares por onde morei, passeei, estudei.

    ResponderExcluir
  8. Obrigado a todos os internautas que têm visitado o Maringá Histórica.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns, pela recuperação da história de nossa cidade (minha, desde 1951). Trabalho notável !

    ResponderExcluir
  10. PARABÉNS PELA INICIATIVA, SUPER GOSTEI. Sou neta e filha de pioneiros meu pai veio pra cá em 1945 e meu avó antes, como corretor da companhia de Terras

    ResponderExcluir
  11. Parabens, excelente trabalho.

    ResponderExcluir