Waldemiro Werneck

1950

Waldemiro Werneck, pioneiro em Maringá, chegou à cidade em 22 de outubro de 1950, com confiança na pequena localidade que começava a dar os primeiros passos. 

Sua primeira contribuição foi  o beneficiamento de madeira para abastecer uma demanda vigente de construções, sendo a madeira a matéria prima das mesmas. Assim começava a Serraria Werneck, chamada posteriormente de Serraria Santa Zita. 

A Serraria Werneck ficava na avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, antiga avenida das Indústrias.

Foi Waldemiro quem cobrou do então governador Bento Munhoz da Rocha Neto investimentos na estrada Maringá-Porto Bananeira, que sofria de intransitabilidade devido à sua má infraestrutura, o que dificultava o transporte de madeira bruta. 

O governador designou o Coronel Tourinho, chefe do DER - Departamento de Estradas e Rodagem, para conferir a situação “in loco”. Tourinho achou por bem instalar um distrito do DER em Maringá, fato incomum para uma cidade de apenas quatro anos de fundação. 

Waldemiro foi um dos pioneiros da construção em Maringá, pelo que deve ser sempre lembrado. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Maringá Ilustrada (1972)




Foram encontrado(s) 3 registros relacionados ao pioneiro Waldemiro Werneck

1957

Serraria Faxinal Ltda. e Indústrias Reunidas de Madeiras Nascimento Ltda. - 1957

Com texto de Marco Antonio Deprá.O primeiro ciclo econômico de Maringá foi o da madeira, que teve início na década de 1940 e foi fruto da ação colonizadora que desmatou a floresta nativa no Noroeste do Paraná para o plantio dos cafezais e a implantação de cidades. A importância do setor madeireiro pode ser medida [...] Leia mais


1950

Série: Onde? - Serraria Werneck de Waldemiro Werneck

Um dos assuntos mais interessantes e ainda pouco estudados na história de Maringá, ao meu ver, são as Serrarias. Durante a década de 1950 a cidade chegou a abrigar um total de 25 indústrias deste segmento.Eis a Serraria de Waldemiro Werneck em 1950, ao de sua residência.Abaixo, a locomóvel alemã da marca Wolf, que forn[...] Leia mais



Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.