Edmundo Pereira Canto - 1958

Antes de se tornar a Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção Maringá, a cidade contou com a Associação dos Advogados de Maringá, fundada em 20 de julho de 1953.

O primeiro presidente da Associação foi o advogado Mário Clapier Urbinati, famoso jurista que nomeia um importante logradouro próximo à Universidade Estadual de Maringá. 

Uma das pautas das Associação dos Advogados de Maringá foi a instalação de uma subseção da OAB na cidade. Fato que ocorreu em 1958. Naquela solenidade, coube ao advogado Edmundo Pereira Canto assumir a sua presidência de sua primeira gestão. Em 2018, a OAB Maringá completou 60 anos e Canto, aos 98 anos, escreveu: 

“Como passa o tempo! Ainda há pouco (parece...) éramos um grupo de jovens advogados idealistas, procurando assegurar dentro da classe, já a observância de um comportamento ético, já propiciar conselho e apoio aos jovens profissionais que, afoitamente, estabeleciam-se nas povoações que então surgiam, geradas pelos cafezais. A resposta: fundamos a subseção!

Dinamismo, ousadia, às vezes mesmo temeridade, essas as condições sociais do Norte do Paraná na época em que a subseção nasceu! Essa foi a conjuntura que nos propúnhamos enfrentar.

Fundar a subseção foi uma vitória; mantê-la cumprindo sua missão com eficiência ímpar é motivo de orgulho e nos dá o conforto de lembrar que para isso modestamente colaboramos.”

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / O Norte do Paraná (1958) / Facebook OAB-Maringá.




Foram encontrado(s) 5 registros relacionados ao pioneiro Edmundo Pereira Canto

1950

#10 - Edmundo Pereira Canto

A composição sociocultural de Maringá registra forte presença de migrantes vindos, principalmente, de São Paulo, de Minas Gerais e dos estados do Nordeste. Todavia, o primeiro presidente da subseção da OAB, Edmundo Pereira Canto, era originário do próprio Paraná, fato raro na ocupação do Norte e do Noroeste do Estado.M[...] Leia mais


1958

Dia especial para detentos de Maringá - 1958

Em 1º de agosto de 1958, os detentos da cadeia de Maringá tiveram um dia especial. Segundo texto de Fernando Mario e fotos de Correia Junior, em matéria veiculada na revista A Estampa, de setembro daquele ano, o evento só foi possível graças ao empenho de Haroldo Cordeiro, delegado regional de polícia, em parceria com [...] Leia mais


1958

Posse da Associação dos Advogados de Maringá -1958

A Associação dos Advogados de Maringá (AAM) está presente na cidade desde antes da instalação da Comarca, que aconteceu em 1954. A entidade foi fundada em 20 de julho de 1953 e teve Mário Clapier Urbinatti como primeiro presidenteCinco anos depois, a imprensa registrou a nova diretoria da Associação dos Advogados de Ma[...] Leia mais


1962

Formatura do Colégio Estadual Gastão Vidigal - 1962

Essa formatura dos alunos do Colégio Estadual Gastão Vidigal aconteceu nos dias 9 e 11 de dezembro de 1962, no Cine Paraná, localizado na avenida Brasil próximo da praça Rocha Pombo.  Na oportunidade, os homenageados foram: prof. Giampero Monacci, como paraninfo; Enio Pipino, como patrono; prof. Renato B[...] Leia mais



Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.