Dom Jaime, Monsenhor Kimura e autoridades - Anos 1960

1960


Dos anos 1960, a imagem mostra diversas autoridades reunidas durante um evento. Possivelmente, aquela foi alguma ação em prol do então Externato São Francisco Xavier, tendo ao centro da mesa de autoridades o bispo Dom Jaime Luiz Coelho e o monsenhor Kimura. Ao lado de Dom Jaime está sua mãe, dona Guilhermina Cunha Coelho. Com terno preto e bigode, um pouco à frente, surge o vereador Antenor Sanches.

Realizado naquela mesma década, o Concílio Ecumênico do Vaticano II promoveu mudanças significativas na Igreja Católica. Entre elas, a alteração no Rito Romano, que deixou de ser celebrado exclusivamente em latim, língua oficial do Vaticano, passando a ser realizado na língua local de cada comunidade. Essa mudança possibilitou a criação de uma paróquia voltada à população imigrante e descendente de japoneses. Dom Jaime Luiz Coelho, primeiro bispo diocesano de Maringá, sensível às necessidades espirituais dessa comunidade, designou monsenhor o padre Miguel Yoshimi Kimura para concretizar esse objetivo.

Dentre suas realizações está o Externado São Francisco Xavier. Localizado na Vila Cleópatra, próximo ao então Frigorífico Central Luso-Brasileiro, ele foi criado em 21 de janeiro de 1963. A instituição foi coordenada pelas Irmãs da Imaculada Conceição, em parceria com a Mitra Diocesana. Em 1975, seu nome foi alterado para Escola São Francisco Xavier por força de lei, passando à direção da Madre Mônica. Após seu falecimento, as Irmãs Imaculadas devolveram o imóvel à Mitra. Dom Jaime Luiz Coelho, então, transferiu a direção da escola a Eiko Suguimoto Iwata, que a coordenou por 18 anos.

Com o envolvimento de diversas instituições, da Mitra e de representantes da sociedade local, o estabelecimento passou à direção de Eliza Shiozaki, que o administra atualmente.

O monsenhor Kimura deixou o Brasil para realizar tratamento de saúde no Japão, onde faleceu em 1967. Dom Jaime, por sua vez, faleceu décadas depois, em 2013.

Fontes: acervo de Alfredo Dorigão Peres / Grupo Maringá, História e Algo Mais / Acervo Maringá Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.