1960
Possivelmente da década de 1960, o registro foi feito na avenida Brasil, nas imediações da praça Raposo Tavares, na região central de Maringá. No detalhe, cinco jovens portam a bandeira da União Maringaense de Estudantes Secundaristas (Umes). “Estudantes unidos vencerão” era o lema da instituição à época.
A Umes é uma associação voltada ao amparo e ao fomento do movimento estudantil. Fundada localmente em 1959, a organização foi instalada em um terreno doado pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, na avenida Cerro Azul. No local, foi erguida uma sede com arquitetura modernista. O espaço acabou utilizado pela administração da instituição, bem como um restaurante estudantil e, durante um curto período, como casa do estudante.
A Umes, que mantinha uma diretoria de cultura, promovia festivais de música, concursos de beleza, de pintura e outras atividades de integração com a sociedade.
A importância histórica de seu edifício chamou a atenção do vereador Aldi Cezar Mertz, que redigiu e aprovou na Câmara a Lei nº 5.114, de 28 de dezembro de 2000, autorizando o poder público municipal a tombá-lo como patrimônio histórico. Entretanto, o processo não foi concluído. Atualmente, o espaço é ocupado pelo Ministério Público do Paraná.
Fontes: acervo de Alfredo Dorigão Peres / Grupo Maringá, História e Algo Mais / Acervo Maringá Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.