22 de ago. de 2020

Pioneiro: Odilon Túlio Vargas



Odilon Túlio Vargas, nascido em 1929 na cidade de Piraí do Sul, no Paraná, e falecido em 2008, ocupou posições de destaque na sociedade estadual: foi locutor esportivo, político, jurista, historiador e escritor. 

Túlio Vargas foi presidente da Associação dos Advogados de Maringá, precursora da OAB subseção Maringá, deputado estadual, secretário de Estado da Justiça em três governos, senador e procurador do Tribunal de Contas do Paraná. Além disso, escreveu 26 obras e foi colunista de jornais por muitos anos.

Era filho do deputado estadual Rivadávia Vargas que, junto de Francisco Silveira da Rocha, foi autor da lei que emancipou diversos distritos no estado em 1951, incluindo Maringá. Também era irmão da dona Cenita, esposa do ex-cartorário Diógenes Pinto.

Um fato curioso relaciona Túlio Vargas ao médico e compositor Joubert de Carvalho. Segundo nota veiculada pela Revista Manchete, em 1959, Vargas questionava a autoria da canção Maringá. 


Fonte: Contribuição e acervo Marco Antonio Deprá / Contribuição de Marcelo Bulgarelli / Revista  Manchete, de 1959 / Acervo Maringá Histórica. 

Um comentário:

  1. Acredito que Túlio seja filho de Rivadávia, e não irmão.
    Segue depoimento de Odilon Túlio Vargas: http://memoriasparana.com.br/odilon-tulio-vargas/

    ResponderExcluir