21 de jul de 2019

Pioneiro: Aníbal Verri


Nascido em Cândido Mota-SP em 22 de novembro de 1940, Aníbal Verri é filho de José e Carmem Verri. Foi casado com Elsa Ganassin, com quem teve três filhos: Rogério, Aníbal Júnior e Renato. 

Chegou a Maringá ao lado dos país em 1944, quando se estabeleceram na Gleba Pinguim para atuar com a agricultura. No final da década de 1940, seu pai estruturou um bar em Floriano, onde Aníbal cursou o primário. 

Em 1955, Aníbal regressou a Maringá para trabalhar. Seu primeiro emprego foi no Bar Brasil, localizado no Maringá Velho, que era propriedade de Demerval Bonifácio Fernandes, o qual havia lutado com a Força Expedicionária Brasileira durante a II Guerra Mundial. 

Seu cunhado Manoel Bilar e seu irmão Genésio eram alfaiates e, por influência deles, Aníbal resolveu também aprender aquele ofício. Assim, durante nove anos trabalhou com Elias Marchi, na Alfaiataria Líder. Depois, em 1964, montou seu próprio empreendimento na rua Joubert de Carvalho, nº 913, a Aníbal Confecções. 

Dentre de diversos de seus trabalhos, destacam-se os uniformes especialmente elaborados para o Grêmio de Esportes Maringá. 

Aníbal Verri faleceu em fevereiro de 2012, aos 72 anos. 

Fonte: O Diário do Norte do Paraná - 20 de dezembro de 1978 / Gerência de Patrimônio Histórico / Acervo Maringá Histórica. 

2 comentários:

  1. CONHECÍ MUITO O ANIBAL... USEI ALGUMAS PEÇAS DE ROUPA FEITAS POR ELE....

    ResponderExcluir
  2. Dr Waldemar Prandi
    Médico...chegou a Maringa com a família em 1949

    ResponderExcluir