
Gerardo Braga iniciou os trabalhos médicos no próprio hotel que morava, o Hotel Campestre. Naquele local, começou a combater a Meningite e a Disenteria Baccilar.
Depois, adquiriu alguns lotes da então Companhia de Terras Norte do Paraná, na Avenida Abolição, atual Avenida Cidade de Leiria. Os terrenos foram destinados para a concretização do sonho de um dos primeiros médicos da cidade: a construção da Casa de Saúde e Maternidade Maringá.
Nesse meio tempo, Gerardo Braga regressou a Visconde do Rio Branco, onde se casou com sua aluna, Luzia de Mattos, em 18 de setembro de 1947.
A Casa de Saúde e Maternidade Maringá foi eregida toda em madeira e inaugurada em 12 de abril de 1948. Nesse estabelecimento, ao lado da esposa, o Dr. Gerardo Braga buscou o atendimento digno e sem distinção de classes.
Em 14 de janeiro de 1976, em meio ao estresse diário, o segundo infarto o levou a morte. Naquele dia, o Dr. Gerardo relatou a sua esposa após regressar de seu consultório: “Não pude atender todas as pessoas que estavam na fila, fiquei triste com isto. Os que ficaram na fila, voltarão amanhã. Ainda estou muito bem.”
Fonte: Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Acervo Maringá Histórica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário