

O Dr. Hélenton chegou a Maringá em 7 de abril de 1951, onde instalou o Posto de Higiene de Maringá. Lutou em prol do funcionamente deste braço da Secretaria da Saúde Pública do Paraná. Depois, tratou de adquirir um terreno para a construção definitiva do Centro de Saúde de Maringá.
Borba Cortes foi fundador do Ambulatório Médico Odontológico Oswaldo Cruz em 1955, órgão pertencente a Loja Maçônica da Justiça de Maringá, entidade a qual também foi atuante. Poucos sabem, mas a Loja da Justiça (Maçônica), em alguns períodos do mês, funcionava como Hospital para pessoas com poucos recursos financeiros.
Também atuou na vida política. Hélenton ficou como suplente da vereança nas eleições de 1960. Neste período, foi convocado e assumiu o cargo. Na época, também foi convidado para ser o primeiro Secretário de Educação, Saúde e Assistência Social de Maringá.
De 1965 a 1966 foi governador do Rotary Clube do distrito rotário 463. Idealizou e fundou, com apoio de diversos colegas, o Clube do Médico de Maringá em 1967. Hélenton foi correspondente de alguns periódicos médicos de nível nacional. Além de ter sido médico chefe do Instituto Médico Legal de Maringá. Em 1968, concorreu ao cargo de vice-prefeito de Maringá.
Nos anos de 1969 a 1971, Dr. Hélenton participou de diversas bancas examinadoras da Faculdade de Direito de Maringá. Em 1973, se tornou Professor orientador da mesma Faculdade.
Borba Cortes atuou na profissão durante 42 anos ininterruptamente, vindo a falecer em 8 de fevereiro de 1988.
---
O leitor Altair Galvão dá sua contribuição - o Dr. Hélenton era, também, o médico que atendia os funcionários da RVPSC (Depois passou a ser Refe Ferroviária Federal) e ele atendeu à minha família desde 1956, quando aqui chegamos. Era um médico muito atarefado, mas nunca se preocupava com dinheiro, ou seja, atendia os pobres e ricos da mesma forma. Eu frequentei muito o seu consultório, pois na infância era acometido por uma bronquite alérgica muito forte. Outra coisa, em época de eleições, ele pedia votos para seu irmão, o Divonsir Borba Corte (...).
Fonte: Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Acervo Maringá Histórica / Revista Tradição.
Alguma ideia do porque do letreiro em Kanji?
ResponderExcluirO Espaço térreo no prédio da foto acima é onde funcionava o consultório do Dr. Hélenton. A foto acima possibilita um zoo que permite a leitura do letreiro inferior, caso seja ofertado um clique. :D
Excluir