18 de jun de 2010

Pioneiro: Maestro Aniceto Matti

Aniceto Matti veio ao mundo em 9 de janeiro de 1920 na distante província da Itália, Piacenza. Ainda criança, aos 9 anos, ganhou seu primeiro piano. Desse momento em diante, soube que sua vida seria dedicada exclusivamente à música. Faleceu aos 80 anos de idade, no dia 14 de dezembro de 2000.



Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Blog do Messias Mendes / Acervo Diógenes Gomes / Escola Municipal Maestro Aniceto Matti / Centro de Documentação Luís Carlos Masson.

8 comentários:

  1. Jose´Osmar de Araujo18/06/2010 17:31

    Foi meu professor no Colégio Gastão Vidigal. Numa aula, quando "guerreávamos" com papel dobrado em "V" e elástico para arremessá-lo, acertamos sua orelha, quando escrevia no quadro negro. Resultado: tivemos que escrever CEM vezes a letra do hino nacional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkk
      ele fez a melodiaa do Hino de Sao Sebastiao do Paraíso - MG , nossa terra natal; o autor Prof Ary de Lima era primo do meu pai. abç

      Excluir
    2. kkkkkk
      ele fez a melodiaa do Hino de Sao Sebastiao do Paraíso - MG , nossa terra natal; o autor Prof Ary de Lima era primo do meu pai. abç

      Excluir
  2. miguel tait18/06/2010 18:20

    Meu começo no aprendizado com o piano foi através desse maravilhoso e incrível professor de música. Era um belíssimo pianista. O mais interessante é que também, quando ela sentia algum talento na pessoa, ensinava acordeon, o que pouca gente sabia. A educação desse homem era uma coisa extraordinária. Era amado por todos. Deixou muitas saudades. Deus certamente deu a ele um bom lugar na grande morada celestial.

    ResponderExcluir
  3. Belo trabalho estas edições da série "Pioneiros de Maringá". Parabéns a você e a equipe.

    Tive a oportunidade de, também, conviver com o Professor Aniceto. Morávamos na mesma rua e participávamos da Comunidade Paroquial "Santa Maria Goretti". Muitas vezes nas celebrações litúrgicas, ele ao órgão me deixava acompanhá-lo com violão na execução dos cantos. Acostumado com sua presença nem me dava conta da sumidade que era ele.

    ResponderExcluir
  4. Foi meu professor no Instituto Estadual de Educação em 1974. Excelente professor, um gentleman. Sinto saudades.

    ResponderExcluir
  5. MIGUEL FERNADO !
    O Matti foi meu professor nos inícios dos anos de 1960 no Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal, ainda quando funcionava no Instituto de Educação de Maringá. Foi meu maestro no Coral da Catedral, meu vizinho na Rua Marques de Abrantes - Zona Sete e um grande amigo meu e de minha família. Realmente ele merece todas as homenagens. Lindo o vídeo-doc.
    ERÁCLEO ALBERTO HUNDZINSKI - eracleo_hund@yahoo.com.br (Blog do Erácleo: www.eracleo.com.br).

    ResponderExcluir
  6. Luiz Roberto de Paula!!!
    O Professor Aniceto Matti fez parte da minha vida quando cantava no Coral da Secretaria da Educação e também morava próximo à casa dele, ele morava na Marques de Abrantes e eu Morava na Rua Campos Sales. eu conheci o mar quando viemos inaugurar a Av. Maringá em matinhos e o professor Matti estava junto. Pessoa maravilhosa.

    ResponderExcluir