Conteúdos variados sobre o nosso passado.
O Rio Ivaí (distante aproximadamente 50 km de Maringá) é um rio genuinamente paranaense. Ele nasce em Prudentópolis e se une com as águas do Rio dos Patos e Rio São João, tendo 685 quilômetros de extensão - da nascente até a foz, no Rio Paraná. Sua bacia hidrográfica (anteriormente denominado "Ivahy") foi palco de[...] Leia mais
Um rápido passeio pelo prédio que, no passado, abrigou a estrutura do aeroporto de Maringá.Veja mais sobre essa história clicando AQUI. Leia mais
Um dos poucos registros da Cia Plant - Central de Abastecimento da Esso, em Maringá. O complexo ficava instalado entre as Avenidas Tuiuti, Rebouças e Gaspar Ricardo. Depois, com a expansão imobiliária, o polo de combustíveis foi transferido para a Avenida José Alves Nendo, também próximo da linha férrea. Veja[...] Leia mais
Raros registros do desfile comemorativo ao dia da árvore realizado, em 21 de setembro, entre 1956 e 1961 (não temos a data precisa).Aparentemente, a primeira imagem registra duas alunas da Escola de Normalistas de Maringá. Destaque para a "rainha" e a "porta-bandeira", ambas japonesas. Reconheceu alguma delas[...] Leia mais
Uma imagem que mostra o Monumento ao Desbravador da Praça 7 de Setembro, popularmente conhecido como "Peladão", vestido com o uniforme do Grêmio de Esportes Maringá (GEM). O registro é mais recente, de 1999, mas fez referência ao ocorrido décadas antes, devido ao time ter vencido o campeonato estadual de 1977.Confira&n[...] Leia mais
O projeto Maringá Histórica foi destaque da matéria veiculada em rede estadual, pela RIC TV Record, no dia 10 de fevereiro de 2016. Confira um pouco mais das metas alcançadas e as que ainda desejamos atingir ao longo de 2016. Agradecimento especial a toda a equipe da RIC TV Record. Leia mais
Pouca gente sabe, mas os dois primeiros prédios do Aeroporto de Maringá (terminal de passageiros) foram construídos pela colonizadora da região, Companhia Melhoramentos Norte do Paraná (CMNP). A primeira estrutura data do final da década de 1940; a segunda, já com projeto arquitetônico de José Augusto Be[...] Leia mais
Avenida Getúlio Vargas, no início da década de 1970.Durante anos essa foi a área de maior movimentação financeira da cidade, devido a grande quantidade de estabelecimentos bancários ali instalados. Ao fundo, o prédio da Estação Rodoviária, que viria a ser nomeada Américo Dias Ferraz, no início da década de 1980, e demo[...] Leia mais
Raro registro de parte da vila dos funcionários da Estação Ferroviária de Maringá, na década de 1960.Dezenas de famílias se instalaram e permaneceram nessas casas até o início da década de 1980. Onze anos depois, o espaço seria totalmente demolido para o início da implantação do projeto que ficou conhecido como "Novo C[...] Leia mais
Sede da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná (CMNP) em Maringá, que ocupava quase um quarteirão na confluências da Rua Joubert de Carvalho com as Avenidas Tamandaré e Duque de Caxias. Esta já teria sido a terceira construção a ser ocupada pela colonizadora: curto período em um escritório improvisado no "Maringá[...] Leia mais
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