Praça 7 de Setembro quase teve nome alterado - Anos 1970

1970


Na transição dos anos 1970 para os 1980, enquanto Maringá se acelerava em obras de infraestrutura e verticalização, a Câmara Municipal tornou-se palco de disputas sobre a memória e a denominação dos espaços públicos. Um anteprojeto assinado pelo vereador Arleir Tilfrid Ferrari Junior, da bancada da ARENA, ganhou as páginas dos jornais ao propor a alteração no nome da praça 7 de Setembro. 

A proposta visava renomear o logradouro para praça Vereador Nelson Abrão, prestando uma homenagem póstuma ao parlamentar falecido em um acidente automobilístico em um cruzamento central da cidade. O texto previa autorização para o Executivo instalar um busto do homenageado no local. O espaço, contudo, já possuía forte identidade popular: era conhecido como “praça do Peladão”, em referência ao Monumento ao Desbravador, do artista Henrique Aragão.

A iniciativa expunha as dinâmicas do Poder Legislativo na gestão de 1977 a 1983, marcada pela hegemonia da ARENA na política local. A tentativa de atribuir nomes de figuras públicas a praças e vias refletia o desejo de imortalizar a trajetória das elites políticas na paisagem urbana. No entanto, o apelido consagrado pelo cotidiano maringaense revelava a força da apropriação popular, que se sobrepunha às nomenclaturas oficiais.

Matérias como essa mostram que a construção da memória urbana é feita de disputas simbólicas.

Fontes: Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.