Retorno de Dom Jaime após Concílio Ecumênico - 1962

1962


A manhã de Natal de 1962, registrada na edição de 25 de dezembro da Folha do Norte do Paraná, noticiou um evento de grande relevância religiosa e cívica para Maringá: o regresso de Dom Jaime Luiz Coelho, bispo diocesano, após sua participação na primeira sessão do Concílio Ecumênico (Vaticano II), em Roma.

O retorno ocorreu na véspera, no Aeroporto Regional Dr. Gastão Vidigal, e foi marcado por uma recepção grandiosa. Uma "imensa multidão" aguardava Dom Jaime, enfrentando um calor intenso para saudá-lo. O bispo foi recebido com palmas e com a presença de autoridades civis, militares, religiosas, além da imprensa. O prefeito João Paulino Vieira Filho foi um dos primeiros a cumprimentá-lo.


Após discursar da pista de pouso, Dom Jaime expressou a alegria em regressar e destacou o objetivo principal do Concílio: a união entre os cristãos e a abertura das portas da Igreja aos "irmãos separados", casais divorciados que eram chamados de "desquitados" à época. 

O Concílio Vaticano II ocorreu em Roma, na Basílica de São Pedro, de 11 de outubro de 1962 (abertura pelo Papa João XXIII) até 8 de dezembro de 1965 (encerramento pelo Papa Paulo VI), sendo um evento crucial para a Igreja Católica, que buscou modernizar-se e dialogar com o mundo moderno, resultando em 16 documentos importantes e reformas litúrgicas. 

Encerrada a recepção no aeroporto, a comitiva seguiu para a Catedral Nossa Senhora da Glória, onde foi celebrada uma solene sessão de ação de graças pela volta do bispo à Maringá.


Fontes: Folha do Norte do Paraná de 25 de dezembro de 1962 / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Acervo Maringá Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.