1980


As imagens de perfil mostram o médico Hélenton Borba Côrtes em dois momentos: na década de 1970 e na década de 1980.
Nascido na capital paranaense em 24 de maio de 1920, Hélenton concluiu o curso de Medicina pela Universidade do Paraná em 1946. Um ano depois, em 28 de junho, casou-se com Giorgina Falcão Brandão, com quem teve sete filhos.
Hélenton Borba Côrtes chegou a Maringá em 7 de abril de 1951, onde instalou o Posto de Puericultura e Higiene de Maringá. Atuou intensamente pelo funcionamento desse braço da Secretaria da Saúde Pública do Paraná e, posteriormente, empenhou-se na aquisição de um terreno para a construção definitiva do Centro de Saúde de Maringá.
Borba Côrtes foi fundador do Ambulatório Médico-Odontológico Oswaldo Cruz, em 1955, órgão pertencente à Loja Justiça, entidade maçônica na qual também teve participação ativa. A instituição de saúde atendia gratuitamente aos menos favorecidos da sociedade local.
Durante a década de 1950, Hélenton atuou em diferentes setores da cidade de Maringá. Entre suas funções, foi redator de O Jornal de Maringá, sócio fundador do Rotary Clube local, professor de Ciências Naturais no Ginásio de Maringá. Também se vinculou à vida política. Obteve a suplência na Câmara Municipal nas eleições de 1960 e, posteriormente, foi convidado a assumir o cargo. Além disso, exerceu a função de primeiro secretário de Educação, Saúde e Assistência Social de Maringá.
Em 1962, Borba Côrtes foi agraciado com o título de Cidadão Benemérito da Maçonaria Paranaense pelos relevantes serviços prestados.
De 1965 a 1966, foi governador do Rotary Clube do distrito rotário 463. Idealizou e fundou, com apoio de diversos colegas, o Clube do Médico de Maringá em 1967. Ainda foi correspondente de alguns periódicos de sua área profissional que tinham representatividade nacional. Além disso, atuou como médico-chefe do Instituto Médico-Legal de Maringá e, em 1968, concorreu ao cargo de vice-prefeito do município.
Entre 1969 e 1971, participou de diversas bancas examinadoras da Faculdade de Direito de Maringá. Em 1973, tornou-se professor orientador da recém-fundada Universidade Estadual de Maringá, sendo posteriormente lembrado por muitos profissionais que foram seus alunos.
Hélenton Borba Côrtes exerceu a medicina durante 42 anos ininterruptos, vindo a falecer em 8 de fevereiro de 1988.
Fontes: Acervo da família Borba Côrtes / Acervo Maringá Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.