Policiais femininas e sua viatura - Anos 1980

1980


Feita no interior do 4º Batalhão de Polícia Militar do Paraná (4º BPM), em Maringá, a imagem da década de 1980 mostra duas policiais em frente à viatura da época: um Fusca, adquirido com recursos angariados pelo Conselho Comunitário de Segurança de Maringá, o Conseg.

Foi em setembro de 1983 que a imprensa divulgou que 600 mulheres participavam do processo seletivo para 36 vagas no 4º BPM. Aquela seria a primeira turma da Polícia Feminina a entrar em operação na cidade. As inscritas passaram por um exame preliminar conduzido por uma equipe de Curitiba, realizado no Tiro de Guerra. A atuação inicial das mulheres selecionadas focaria no trabalho ostensivo de trânsito. Esse pelotão ficaria a cargo da comandante Rita Aparecida de Oliveira.

Embora estivesse previsto o início dos trabalhos para março do ano seguinte, o Estado somente deu prosseguimento ao projeto no início de 1987. No dia 14 de abril daquele ano, policiais femininas passaram a atuar na fiscalização do trânsito. Segundo o então tenente Abelardo José da Cruz, a ideia de colocar mulheres no setor era antiga, mas não havia sido possível implementá-la antes pela falta de veículos.

Em 1987, o 4º BPM possuía 33 mulheres na ativa: uma sargento, duas cabos e 30 soldados.

Fontes: Acervo 4º BPM / Acervo Maringá Histórica / O Jornal de Maringá, edições de 27 e 30 de setembro de 1983.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.