Bandeiras à frente do Grande Hotel Maringá - 1956

1956


Feita em 22 de setembro de 1956, a imagem mostra parte da fachada do Grande Hotel Maringá no dia de sua inauguração. À frente, destacam-se três bandeiras: a do Paraná, a do Brasil e a de São Paulo. Esta última referente ao estado de origem dos dirigentes da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, responsável pelo estabelecimento e pelo projeto agroimobiliário implementado no Norte e no Noroeste do Paraná.

Com projeto de José Augusto Bellucci, o hotel trouxe à cidade a arquitetura moderna e os padrões de conforto mais atualizados da época. Não à toa, o Grande Hotel Maringá ficaria conhecido como o “cinco estrelas do sertão paranaense”.

Para a solenidade, foram hasteadas as três bandeiras mencionadas. Ao ver a bandeira paulista em solo paranaense, Aníbal Goulart Maia sacou seu revólver e disparou em direção a ela. Extremamente ligado às tradições sulistas, Maia, que comandava diversos jagunços na região, não aceitava aquela exibição. Apesar do susto, o episódio limitou-se ao ataque contra a bandeira de São Paulo.

Vale lembrar que a bandeira do Município de Maringá seria criada mais tarde.

Em dezembro daquele mesmo ano, Aníbal Goulart Maia seria protagonista de outro episódio. Ordenou que um de seus jagunços agredisse o prefeito eleito do Município, Américo Dias Ferraz. Em resposta, a população incendiou a residência da família Maia, levando esposa e filhos a deixarem a cidade.

Fonte: Instituto Isa e Gastão de Mesquita Filho / Acervo Maringá Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.