1957
É impossível mapear todos os estabelecimentos comerciais que existiram na história de Maringá, sobretudo aqueles que funcionaram em períodos mais remotos. Isso se deve a diversas razões, entre as quais cabe salientar: assim como hoje, era difícil manter um negócio em funcionamento, especialmente em momentos marcados por limitações financeiras e infraestruturais; também é importante destacar que muitos comércios alteravam seus nomes e endereços com certa frequência; por fim, diversos empreendimentos sequer possuíam razão social ou eram formalmente constituídos.
No limiar da ausência de fiscalização do Município, profissionais montavam seus comércios em espaços provisórios, onde prestavam serviços ou comercializavam produtos diversos. Em raras oportunidades, encontramos documentos que revelam essa dinâmica.
Veiculado na revista Maringá Ilustrada, de setembro de 1957, identifica-se um pequeno anúncio da “Fábrica de sombrinhas e guarda-chuva”. Instalada na avenida Brasil, nº 3.064, a empresa, cuja propriedade era de Manoel A. de Matos, felicita os maringaenses pelas comemorações do décimo aniversário da cidade. Certamente, aqueles eram produtos muito demandados pela comunidade local na época.

Se tiver mais informações sobre esse personagem ou esse estabelecimento, deixe um comentário.
Fontes: revista Maringá Ilustrada, setembro de 1957 / Acervo Maringá Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.