Inauguração do busto de Duque de Caxias - 1972

1972


Durante as comemorações do Jubileu de Prata de Maringá, em 10 de maio de 1972, a Loja Justiça inaugurou um busto de Duque de Caxias em frente ao seu templo maçônico, localizado na avenida Itororó, ao lado do Bosque II. A Ordem nomeou o espaço, então sem grades e aberto ao público, como largo Duque de Caxias.


À direita, na segunda imagem, revelando o busto do homenageado, vê-se de costas o prefeito Adriano José Valente.

Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, foi um maçom proeminente, chegando a se tornar Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil e do Supremo Conselho do Império do Brasil. Uma das figuras militares e políticas mais importantes de sua época, Duque de Caxias é o patrono do Exército Brasileiro.

Quanto à instalação da maçonaria em Maringá, a primeira reunião para tratar do tema ocorreu em 1º de agosto de 1951, em uma sala alugada, onde se realizaram as primeiras sessões, na então Rua Bandeirantes (atual Joubert de Carvalho), próxima à Praça Raposo Tavares. Naquele mesmo mês, uma diretoria provisória foi formada, tendo o cartorário Esmeraldo Leandro como venerável mestre.

Além dele, também são registrados como membros fundadores: Jorge Ferreira Duque Estrada, Pedro Mora, Pompeu Adelardo Giubilei, Antonio Drugovich, Samuel Daniel de Muzio, José Silva Soares, José Ribeiro de Faria, Inacio Leon Reales, Adolfo Andreucetii, Fernando Toreano, Domingos Fernandes, Alcides Fernandes, João Borba e José Pacheco.

A instalação da Loja Justiça ocorreu com o Rito Escocês Antigo e Aceito, em 22 de setembro de 1951, estando então vinculada ao Grande Oriente do Brasil para o Norte do Paraná.

Fontes: Acervo da Loja Justiça / Acervo Maringá Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.