1991
Datada de 22 de abril de 1991, a imagem foi registrada a partir de um dos vagões de carga em trânsito pelo pátio de manobras ferroviárias. À esquerda, observa-se parte do terminal urbano, por onde os ônibus da empresa concessionária Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC) atendiam os passageiros por meio de diferentes linhas que conectavam o Centro aos bairros. À direita, veem-se armazéns e barracões que serviam de apoio às operações da estação ferroviária, então em fase final de atividades nessa região da cidade.
Em junho daquele mesmo ano, as casas ocupadas por ferroviários nas imediações seriam demolidas, assim como a estação ferroviária. A intervenção ocorreu para dar lugar ao projeto de reurbanização que ficaria conhecido como Novo Centro de Maringá. Por meio desse amplo empreendimento, a linha férrea seria rebaixada e a nova estação transferida para a região industrial, na saída para Campo Mourão.
Até então, contudo, os maringaenses que circulavam pelo local, sobretudo para acessar a Zona Norte, precisavam pular trilhos e vagões. Somado a esse risco, eram frequentes os acidentes nas passagens de nível espalhadas pela cidade.
Fontes: Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Acervo Maringá Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.