1960
O registro aéreo traz um panorama da dinâmica socioeconômica vivida por Maringá ao longo da década de 1960.
À direita, pela avenida Duque de Caxias, distribuíam-se estabelecimentos varejistas, agências bancárias e outros tipos de serviços e comércios. Ao centro, observa-se a rua Néo Alves Martins e, acima, a rua Santos Dumont, ambas bastante movimentadas. Em destaque, aparece a praça Napoleão Moreira da Silva, já urbanizada com projeto de José Augusto Bellucci, em obra financiada pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná e entregue durante as festividades do 15º aniversário da cidade, em maio de 1962.
No topo, nota-se a movimentação de vagões e locomotivas, além dos grandes armazéns da Rede Federal de Armazéns Gerais Ferroviários S.A. (AGEF). Constituída sob a forma de sociedade anônima de economia mista em agosto de 1959, essa era uma empresa vinculada ao Ministério dos Transportes. Sua atividade principal consistia na construção, instalação e operação, em âmbito nacional, de terminais, armazéns gerais e silos destinados a complementar, auxiliar e incentivar o transporte ferroviário.
Fontes: Acervo da família Moreira de Carvalho / Acervo Maringá Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.