1979
Com texto de Marco Antonio Deprá.
O projeto paisagístico da cidade de Maringá foi criado por Luiz Teixeira Mendes, agrônomo graduado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, de Piracicaba (SP), onde também foi professor de botânica e silvicultura.
Para ajudar no desenvolvimento e implantação do projeto, iniciado a partir de outubro de 1949, Teixeira Mendes teve a colaboração de um ex-aluno seu, o também agrônomo Anníbal Bianchini da Rocha, que assumiu o empreendimento a partir de 1954, quando Teixeira Mendes decidiu aposentar-se.
O projeto previu a implantação do Horto Florestal, cujas primeiras mudas ali cultivadas passaram a ser plantadas nas ruas de Maringá, a partir de 1952.
Uma das ideias concebidas por Teixeira Mendes foi o plantio de diferentes espécies de árvores. De acordo com o projeto, em cada rua ou avenida da cidade deveriam ser plantadas mudas de uma ou duas espécies diferentes, de tal modo que, em cada época do ano, ao menos algumas das ruas ou avenidas de Maringá ficariam floridas.
Para a avenida Duque de Caxias foram escolhidas duas espécies. No canteiro central foram plantadas mudas de Palmeira Canariense, também conhecida como Tamareira-das-Canárias, que floresce no verão e frutifica do outono até o início da primavera. Já nos passeios públicos da via foram plantadas mudas de Jacarandá Mimoso, cuja floração, de coloração azul ou arroxeada, se estende por toda a primavera e início do verão, entre os meses de setembro e novembro.
As cores das flores do Jacarandá Mimoso inspiraram o arquiteto que projetou o edifício do Banco do Brasil, situado na esquina da avenida Duque de Caxias com a rua Santos Dumont, cujas fachadas superiores foram cobertas por pastilhas de cor arroxeada. Inaugurado em 11 de outubro de 1979, aquele edifício ainda é ocupado por agências e órgãos do Banco do Brasil até os dias atuais.
A imagem foi tirada em 18 de setembro de 2025 e mostra um belo e jovem exemplar de Jacarandá Mimoso, já florido, próximo ao prédio do Banco do Brasil, ao fundo na fotografia.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.